ESTE TRABALHO É RESULTADO FINAL DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) QUE DISCUTE A RELAÇÃO ENTRE A EA E A CIÊNCIA GEOGRÁFICA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICAS SUGERIDAS NO “PROGRAMA PARÂMETROS EM AÇÃO: MEIO AMBIENTE NA ESCOLA”. A PARTIR DO INSTRUMENTO APLICADO EM SALA DE AULA TECEMOS DISCUSSÕES LIGADAS A EA JUNTAMENTE COM A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. COMPREENDEMOS QUE APESAR DE EXERCEREM ENTRE SI UMA RELAÇÃO IMPORTANTE A GEOGRAFIA NÃO PODE SE DESTACAR COMO A DISCIPLINA RESPONSÁVEL PELO TEMA NA ESCOLA. A EA SE DESTACA POSITIVAMENTE COMO UM TEMA TRANSVERSAL, GARANTIDO PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS, E DEVE SER DESENVOLVIDA POR TODAS AS DISCIPLINAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO. REALIZAMOS UMA PESQUISA COM ALUNOS, PRODUZINDO CONJUNTAMENTE MATERIAIS COMO FICHAS DE AVALIAÇÃO, QUE POSSIBILITARAM A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DE SE REALIZAR ESTE TRABALHO EM SALA DE AULA, DE MODO A ROMPER COM A IDEIA DICOTOMIZADA SER HUMANO E NATUREZA.