A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TEM VIVENCIADO UM AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO E NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, QUE VÊM INTENSIFICANDO PRESENÇA NA VIDA DAS PESSOAS E INFLUENCIADO, SOBREMANEIRA, A PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO, DISSEMINAÇÃO E ACESSO ÀS INFORMAÇÕES E, TAMBÉM, GRADATIVAMENTE, O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE ARTIGO, TEM POR OBJETIVOS DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E MOSTRAR OS RESULTADOS ALCANÇADOS APÓS A UTILIZAÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM JOGOS DE MATEMÁTICA TRABALHADO COM OS SMARTPHONE TRABALHANDO AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NAS TURMAS DO CICLO III E IV DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE PATOS/PB. A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DE AUTORES À TEMÁTICA, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A INSERÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA ESCOLA, DE UMA FORMA GERAL, PROPICIA OPORTUNIDADE DE SE REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS VIGENTES, COLOCANDO O ALUNO MAIS ATIVO E O PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E QUE, NO CASO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS, PODE COLABORAR PARA A INCLUSÃO DIGITAL DESSES ESTUDANTES, ALÉM DE AUMENTAR A AUTOESTIMA DE UM GRUPO QUE EM GERAL SE ENCONTRA MARGINALIZADO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. PARA TAL PROPÓSITO, UTILIZOU UMA METODOLOGIA PARA A PESQUISA QUE TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA UTILIZANDO O MÉTODO EXPERIMENTAL DE CONTROLE, SENDO REALIZADA COM OS ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. ENTÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PARTINDO DO PRÉ-TESTE AO PÓS-TESTE, COM PESQUISAS, ANÁLISES E ESCOLHA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSTATAMOS UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NO ENSINO DE OPERAÇÕES MATEMÁTICA BÁSICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.