O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA FAZER UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL, ALÉM DO PESSOAL. BUSCA-SE COMPREENDER DE QUE MANEIRA O LÚDICO PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO DE UMA CRIANÇA ATÉ QUE SE TORNE UM ADULTO. ESSA PESQUISA FOI REALIZADA COM DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS. INICIALMENTE, HOUVE A NECESSIDADE DE CONCEITUAR O QUE SERIA BRINCAR PARA ALGUNS ESTUDIOSOS DA ÁREA E TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COMO TAMBÉM FORMULAR O PRÓPRIO CONCEITO DO QUE SERIAR BRINCAR. APÓS ESSE PROCESSO A PESQUISA APONTA PARA BRINCADEIRAS QUE POSSUAM UM CONTEXTO CULTURAL E SOCIAL, IMPLÍCITOS VALORES E PRINCÍPIOS MORAIS QUE PODEM SER APLICADOS DENTRO DA COMUNIDADE, SEJA ELA ESCOLAR, FAMILIAR E SECULAR. AO CONHECER TAIS ATIVIDADES LÚDICAS E RECREATIVAS, PODE-SE OBSERVAR ALGUNS BENEFÍCIOS DAS MESMAS PARA O CRESCIMENTO DA CRIANÇA E O QUE A AUSÊNCIA DESSAS SITUAÇÕES DIVERTIDAS E DE APRENDIZADO PODEM OCASIONAR COM CRESCIMENTO DO INDIVÍDUO.