O ENSINO DE BOTÂNICA É FREQUENTEMENTE CONSIDERADO PELOS ESTUDANTES COMO DIFÍCIL E POUCO ATRATIVO, POIS MUITAS VEZES OS PROFESSORES SE UTILIZAM APENAS DE AULAS TRADICIONAIS. MOTIVADOS POR ESSA QUESTÃO FOI DESENVOLVIDA UMA INTERVENÇÃO COM FLORES A FIM DE APROXIMAR O CONTEÚDO DE ANGIOSPERMAS ESTUDADO NAS AULAS, COM A FLORA EXISTENTE NO ARREDOR DA ESCOLA ESTIMULANDO O INTERESSE E A SIMPATIA PELA BOTÂNICA. AS ANGIOSPERMAS CHAMAM ATENÇÃO POR POSSUÍREM BELAS FLORES COM CORES E FORMAS DIFERENCIADAS, ESSA ESTRUTURA TEM FUNÇÃO REPRODUTORA E EM SI EXPLICA A GRANDE DIVERSIDADE DESSE GRUPO VEGETAL. AS PLANTAS APRESENTAM INÚMERAS IMPORTÂNCIAS PARA SOBREVIVÊNCIA NA TERRA, POR ESSE MOTIVO É NECESSÁRIO O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E AULAS QUE ESTIMULEM OS ALUNOS A ENTENDEREM SUAS PARTICULARIDADES OS TORNANDO CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS. NESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA UMA INTERVENÇÃO FEITA POR MEIO DA DISSECAÇÃO DE FLORES COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM BOTÂNICA, PARA QUE MEDIANTE SUAS ESTRUTURAS OS ESTUDANTES DO 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ENTENDAM SUA REPRODUÇÃO, CICLO DE VIDA E EVENTOS IMPORTANTES COMO POLINIZAÇÃO E DISPERSÃO. FORAM PRODUZIDOS CATÁLOGOS COM FLORES PELOS DISCENTES, ENTRETANTO FOI POSSÍVEL PERCEBER O POUCO CONHECIMENTO PRÉVIO QUANTO AO CONTEÚDO ESTUDADO E DIFICULDADES QUANTO AO ENTENDIMENTO DAS NOMENCLATURAS BIOLÓGICAS DA BOTÂNICA, COMO FILETE, ESTILETE, SÉPALA, COROLA, GINECEU, E ANDROCEU. APESAR DISSO, PÔDE-SE OBSERVAR O ENTUSIASMO DOS ESTUDANTES DURANTE A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, E O QUANTO É NECESSÁRIO O EMPENHO DOS PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS COMO ESTA PARA QUE AUXILIE SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.