O PRESENTE ARTIGO EXPÕE SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO SUPERIOR PELA PERSPECTIVA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ESTA PESQUISA SE JUSTIFICA POR SUA RELEVÂNCIA, QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO CONTADOR TEM RELAÇÃO DIRETA PAUTADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES CAPACITADOS, E POR CONSEQUÊNCIA A QUALIDADE DESSES PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CONTABILIDADE PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO SUPERIOR. ENTENDE-SE QUE EXISTEM FRAGILIDADES NESSE CENÁRIO. ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE POR OBJETIVO, QUAIS AS FRAGILIDADES DA ATIVIDADE DO MAGISTÉRIO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E COMPREENDER QUAIS AS MOTIVAÇÕES E CONCEPÇÕES EM SER DOCENTE DE CONTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR. NESTA PERSPECTIVA, TORNA-SE NECESSÁRIO A OBSERVÂNCIA TEÓRICA E OS ASPECTOS HISTÓRICOS DA CONTABILIDADE E DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DO DISCENTE NO TOCANTE AO FUTURO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. A METODOLOGIA APLICADA DOTOU-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA NOS TEÓRICOS COMO: FREIRE (1996); FREIRE (2008); PIMENTA, GHEDIN (2006); TARGIF (2008), DENTRE OUTROS QUE DERAM CREDIBILIDADE A ESSE ESTUDO. NESSE SENTIDO, CONSTATOU-SE QUE PARA UM PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE ADENTRAR NA DOCÊNCIA É NECESSÁRIO NÃO APENAS CONHECIMENTO TÉCNICO E CIENTÍFICO, MAS O DESENVOLVIMENTO DO ENSINOAPRENDIZAGEM.