O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS EDUCATIVOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA. CONSIDERANDO A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS TÊM EM APRENDER QUÍMICA, FOI ESTABELECIDA A RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO LIGAÇÕES QUÍMICAS INTERATÔMICAS E INTERMOLECULARES COM OS SURFACTANTES, PRINCÍPIOS ATIVOS QUE SE ENCONTRAM NA VIDA DIÁRIA EM FORMA DE SABÕES, DETERGENTES ETC. E SUA PRINCIPAL AÇÃO É EFETUAR LIMPEZA. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ APOIADO NA IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS LÚDICOS COMO OS JOGOS E A EXPERIMENTAÇÃO PARA ESTIMULAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA PESQUISA DESENVOLVIDA ATRAVÉS DE UMA AÇÃO INTERVENTIVA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA ALCANÇAR O PROPÓSITO DESTE TRABALHO, A TEMÁTICA FOI DISCUTIDA ATRAVÉS DE UM VÍDEO E DA EXECUÇÃO DE TRÊS EXPERIMENTOS, UTILIZANDO OS CONCEITOS E A AÇÃO DOS SURFACTANTES NO DIA A DIA, ALÉM DA APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COM PERGUNTAS QUE FORAM RESPONDIDAS PELOS ESTUDANTES. A PESQUISA ENVOLVEU 33 ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA, COM FAIXA ETÁRIA DE 14 A 17 ANOS, E POSSIBILITOU QUE O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA TURMA FOSSE APLICADO DE UMA MANEIRA DIFERENCIADA E VINCULADA À REALIDADE DOS EDUCANDOS, TORNANDO MAIS FÁCIL A SUA COMPREENSÃO, SENDO NÍTIDA A APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO EM MUITAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NA VIDA EM SOCIEDADE. PORTANTO, FICOU EVIDENTE QUE A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, COMO A EXPERIMENTAÇÃO, OS JOGOS DIDÁTICOS E A RELAÇÃO COM O COTIDIANO, AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.