ESTE TRABALHO SE CONCRETIZOU NO GRUPO DE ESTUDOS “CARTOGRAFIA ESCOLAR”, VINCULADO AO GRUPO DE PESQUISA “DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO, TERRITÓRIO E REGIÃO” DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA UPE (UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO/CAMPUS MATA NORTE) ATRAVÉS DE UMA BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA FOMENTADA PELO CNPQ. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS CONSIDERADAS IMPORTANTES À CARTOGRAFIA ESCOLAR NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, INSERIDA NA METODOLOGIA DA PESQUISAAÇÃO. TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL CONSTRUIR DIDÁTICAS NO QUAL PUDESSE HAVER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO DE FORMA LÚDICA E COM ÊXITO, ONDE OBTIVEMOS COMO RESULTADO A PARTICIPAÇÃO-AÇÃO DOS ENVOLVIDOS NO PROJETO TEORIZANDO E CONSTRUINDO AÇÕES PARA AS PRÁTICAS DOS CONTEÚDOS, COM O INTUITO DE TORNAR AS AULAS DE GEOGRAFIA NÃO LINEARES, FUGINDO DA CÓPIA E DA PASSIVIDADE. ASSIM, AO TÉRMINO DA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ALGUNS PONTOS MERECERAM DESTAQUE, SENDO ASSIM, ALMEJAMOS A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO PARA MELHOR APRESENTAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO AO PÚBLICO. O PRIMEIRO É QUE TIVEMOS ÊXITO NA REALIZAÇÃO DAS TAREFAS INICIALMENTE PROPOSTAS. O SEGUNDO PONTO É A QUANTIDADE CONSIDERÁVEL DE NOVOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS E CONSTRUÍDOS DURANTE A PESQUISA. EM TERCEIRO LUGAR, É IMPORTANTE DESTACAR A QUALIDADE DOS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO AO AR LIVRE JUNTO COM OS ALUNOS. O PRESENTE TRABALHO BUSCA ENTÃO APRESENTAR AS VIVÊNCIAS E OS RESULTADOS OBTIDOS DURANTE O PERÍODO DE VIGÊNCIA DA PESQUISA.