Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PISA E A REALIDADE DA LEITURA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavra-chaves: PISA, LEITURA, COMPETÊNCIA LEITORA Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61554
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 876
    "inscrito_id" => 9195
    "titulo" => "O PISA E A REALIDADE DA LEITURA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DIZ RESPEITO A UMA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DE ABRIL A JUNHO DE 2019 ACERCA DA LEITURA COM BASE NOS DADOS DO PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES). DE MODO GERAL, OBJETIVAMOS ANALISAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NORTE-RIO-GRANDENSES NA ÁREA DO CONHECIMENTO LEITURA A PARTIR DOS RESULTADOS DO PISA NAS EDIÇÕES 2009, 2012 E 2015. A ABORDAGEM DA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, NA QUAL UTILIZAMOS DAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA (GIL, 2010) E DOCUMENTAL. COMO BASE TEÓRICA, NOS AMPARAMOS EM SOLÉ (1996) E PONTES (2012) QUE ASSENTAM, RESPECTIVAMENTE, SOBRE O CONCEITO DE LEITURA, SUJEITO LEITOR E A LEITURA NA ESCOLA, ENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS ALUNOS ANALISADOS SE ENCONTRAM NA CONDIÇÃO DE ANALFABETO PLENO OU ANALFABETO FUNCIONAL, ISTO É, INAPTOS DE COMPREENDER TEXTOS COMPLEXOS, MUITO EMBORA SEJAM TECNICAMENTE ALFABETIZADOS. DESSE MODO, É PRECISO ROMPER COM OS ÍNDICES DE COMPETÊNCIA LEITORA E RESSIGNIFICAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ESPAÇOS ESCOLARES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PISA, LEITURA, COMPETÊNCIA LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9195_03082019114352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA DEYSE SILVA DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA DEYSE"
    "autor_email" => "dannydeyse@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61554
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 876
    "inscrito_id" => 9195
    "titulo" => "O PISA E A REALIDADE DA LEITURA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO DIZ RESPEITO A UMA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DE ABRIL A JUNHO DE 2019 ACERCA DA LEITURA COM BASE NOS DADOS DO PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES). DE MODO GERAL, OBJETIVAMOS ANALISAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NORTE-RIO-GRANDENSES NA ÁREA DO CONHECIMENTO LEITURA A PARTIR DOS RESULTADOS DO PISA NAS EDIÇÕES 2009, 2012 E 2015. A ABORDAGEM DA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, NA QUAL UTILIZAMOS DAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA (GIL, 2010) E DOCUMENTAL. COMO BASE TEÓRICA, NOS AMPARAMOS EM SOLÉ (1996) E PONTES (2012) QUE ASSENTAM, RESPECTIVAMENTE, SOBRE O CONCEITO DE LEITURA, SUJEITO LEITOR E A LEITURA NA ESCOLA, ENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS ALUNOS ANALISADOS SE ENCONTRAM NA CONDIÇÃO DE ANALFABETO PLENO OU ANALFABETO FUNCIONAL, ISTO É, INAPTOS DE COMPREENDER TEXTOS COMPLEXOS, MUITO EMBORA SEJAM TECNICAMENTE ALFABETIZADOS. DESSE MODO, É PRECISO ROMPER COM OS ÍNDICES DE COMPETÊNCIA LEITORA E RESSIGNIFICAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ESPAÇOS ESCOLARES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "PISA, LEITURA, COMPETÊNCIA LEITORA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID9195_03082019114352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA DEYSE SILVA DE ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA DEYSE"
    "autor_email" => "dannydeyse@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO DIZ RESPEITO A UMA PESQUISA REALIZADA NO PERÍODO DE ABRIL A JUNHO DE 2019 ACERCA DA LEITURA COM BASE NOS DADOS DO PISA (PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES). DE MODO GERAL, OBJETIVAMOS ANALISAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NORTE-RIO-GRANDENSES NA ÁREA DO CONHECIMENTO LEITURA A PARTIR DOS RESULTADOS DO PISA NAS EDIÇÕES 2009, 2012 E 2015. A ABORDAGEM DA INVESTIGAÇÃO É QUALITATIVA, DE NATUREZA EXPLORATÓRIA, NA QUAL UTILIZAMOS DAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA (GIL, 2010) E DOCUMENTAL. COMO BASE TEÓRICA, NOS AMPARAMOS EM SOLÉ (1996) E PONTES (2012) QUE ASSENTAM, RESPECTIVAMENTE, SOBRE O CONCEITO DE LEITURA, SUJEITO LEITOR E A LEITURA NA ESCOLA, ENTRE OUTROS AUTORES. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS ALUNOS ANALISADOS SE ENCONTRAM NA CONDIÇÃO DE ANALFABETO PLENO OU ANALFABETO FUNCIONAL, ISTO É, INAPTOS DE COMPREENDER TEXTOS COMPLEXOS, MUITO EMBORA SEJAM TECNICAMENTE ALFABETIZADOS. DESSE MODO, É PRECISO ROMPER COM OS ÍNDICES DE COMPETÊNCIA LEITORA E RESSIGNIFICAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ESPAÇOS ESCOLARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.