ESSE PRESENTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES REFERENTES A APLICAÇÃO DE UMA ATIVIDADE FEITA POR RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), NA INSTITUIÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA (CEIPEV), SITUADA NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN. A PRÁTICA CONSISTIU NO USO DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) POR MEIO DO ENSINO DE QUÍMICA, COM A TEMÁTICA SOBRE DROGAS. ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA OBSERVACIONAL, O TRABALHO BUSCA RELACIONAR O TEMA DROGAS COM A SOCIEDADE E MOSTRAR A QUÍMICA PRESENTE NO MESMO, PARA ALUNOS DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO REFERIDO CENTRO EDUCACIONAL. É NECESSÁRIO APRESENTAR O QUE É CTS AOS ALUNOS DA INSTITUIÇÃO, PARA HAVER UMA COMPREENSÃO MELHOR DO TRABALHO, E DESENVOLVEREM A HABILIDADE DE RELACIONAR, A QUÍMICA E A CIÊNCIA COMO UM TODO NO SEU COTIDIANO. A DINÂMICA CONSISTE EM APRESENTAR A TURMA O QUE É CTS E UTILIZAR O TEMA DROGAS PARA EXEMPLIFICAR, AJUDANDO A DESMISTIFICAR A CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS COMO ALGO DIFÍCIL E CHATO USANDO UMA DINÂMICA PARA A TROCA E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, SOCIAL E CIENTIFICO. CONCLUINDO-SE QUE A APLICAÇÃO DA ABORDAGEM CTS TEVE UM BOM RESULTADO POR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, AOS QUAIS ALGUNS MOSTRARAM UMA POSTURA DIFERENTE NA DISCUSSÃO DO TEMA, SE REVELARAM MAIS CENTRADOS NA DISCUSSÃO COM BONS ARGUMENTOS, COM PERGUNTAS DE CUNHO CIENTIFICO E RELEVÂNCIA SOCIAL, ENQUANTO OUTROS SE MOSTRARAM INDIFERENTES À DISCUSSÃO DA TEMÁTICA.