ESTE ESTUDO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA MAIOR INTITULADA “REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”. NESTE RECORTE O OBJETIVO É ANALISAR PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA RELACIONADAS ÀS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (MOSCOVICI, 2012) E QUE APRESENTEM ASPECTOS LEGAIS DA POLÍTICA BRASILEIRA, ANCORADA NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (BRASIL, 2008) E DOS DIREITOS HUMANOS. DE ABORDAGEM QUALITATIVA, A INVESTIGAÇÃO SE DESENVOLVE EM DUAS FASES: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE FORAM SELECIONADOS TRABALHOS REFERENTES AOS ANOS DE 2008 A 2018, CUJOS DADOS FORAM ANALISADOS, E PESQUISA DE CAMPO (OBSERVAÇÃO DE AULAS (ALTET, 2017) E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS). OS RESULTADOS INICIAIS APONTAM PARA A NECESSIDADE DOS PROFESSORES DE APORTE TEÓRICO SOBRE A LEGISLAÇÃO INCLUSIVA E SOBRE COMO TRABALHAR COM AS DIFERENÇAS NA SALA DE AULA, PRECISÃO DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PARES NO AMBIENTE ESCOLAR E FOMENTAÇÃO DE TRABALHO COLETIVO E INTEGRADO