O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DAS REPRESENTAÇÕES ENQUANTO FERRAMENTAS DE ENSINO A PARTIR DAS LINGUAGENS TRANSMITIDAS PELO CINEMA E PELO TEATRO, ESTABELECENDO UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM DUAS ESCOLAS QUE INTEGRAM A REDE BÁSICA DE ENSINO DA CIDADE DE FORTALEZA - CE, COM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA PATRONATO SAGRADA FAMÍLIA E DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT. O TEATRO E O CINEMA SÃO EXPRESSÕES ARTÍSTICAS QUE REPRESENTAM O ESPAÇO GEOGRÁFICO E OFERECEM INTERPRETAÇÕES E MOBILIZAM A IMAGINAÇÃO DOS MAIS DIVERSOS PÚBLICOS, FACILITADO A REPRESENTAÇÃO DE IMAGENS E SITUAÇÕES COTIDIANAS OU EXTERNAS AS SUAS REALIDADE LOCAIS, SENDO, PORTANTO, FERRAMENTA ESSENCIAL PARA A PRODUÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA.DESSE MODO, A EXECUÇÃO E REFLEXÕES PROMOVIDAS NAS ATIVIDADES SE MOSTRAM RELEVANTES À MEDIDA QUE CONTRIBUÍRAM NA PROMOÇÃO DA COMPREENSÃO E APROXIMAÇÃO DO CONTEÚDO GEOGRÁFICO COM OS ALUNOS, FRENTE A UTILIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO E DA LUDICIDADE, ALÉM DE SER UMA SUGESTÃO DE APRIMORAMENTO DO ENSINO DE GEOGRAFIA PERANTE OS MÚLTIPLOS CONTEXTOS ESCOLARES BRASILEIROS.