A EDUCAÇÃO INTEGRAL, AO POSSIBILITAR O DESENVOLVIMENTO DA MULTIDIMENSIONALIDADE QUE ENVOLVE OS SUJEITOS, CAMINHA PARA GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE AO RESSIGNIFICAR OS PROCESSOS FORMATIVOS A PARTIR DE UMA VISÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO. ASSIM, TAL CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PASSA A SER ADOTADA POR DIVERSOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS, COMO É O CASO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). NESSE CONTEXTO, A PRESENTE PESQUISA BUSCA RESPONDER A SEGUINTE INDAGAÇÃO: EM QUE MEDIDA OS POSSÍVEIS MECANISMOS CURRICULARES PRESENTES NA BNCC RELACIONAM-SE COM A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ADOTADA POR ESTE MESMO DOCUMENTO E FAVORECEM SUA EFETIVAÇÃO NOS CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES? A PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NOS PRINCÍPIOS DE ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, TENDO COMO MÉTODO OPERACIONAL A PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ADOTANDO-SE COMO TÉCNICA DE ORGANIZAÇÃO A ANÁLISE DE CONTEÚDO. O ESTUDO ORIENTOU-SE POR MEIO DO APORTE TEÓRICO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DO CURRÍCULO. CONSTATOU-SE QUE APESAR DA BNCC ESTÁ ORIENTADA PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, PARA FINS DE EFETIVAÇÃO DOS CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES, A MESMA APRESENTA FALHAS AO NÃO PRECISAR, DETALHADAMENTE, OS ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E PRÁTICOS CAPAZES DE SUBSIDIAR A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS DAS ESCOLAS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, DIFICULTANDO A REALIZAÇÃO DOS SEUS OBJETIVOS PROPOSTOS.