O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DEMONSTRAR COMO AS LINGUAGENS CORPORAIS E ARTÍSTICAS SÃO INDISPENSÁVEIS NA ESTIMULAÇÃO DE PROJETOS QUE BUSQUEM CONTRIBUIR PARA QUE ESTUDANTES E PROFESSORES CONSTRUAM UM PROJETO CRIATIVO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS. A LEI FEDERAL 10.639/2003 ORIENTA PARA DESCONSTRUÇÃO DA VISÃO EUROCÊNTRICA SOBRE A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS, POIS TRATA DA NECESSIDADE DE INCLUIR A TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA. UM DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS É A DIFICULDADE DE PROBLEMATIZAR AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS. POR MEIO DA FORMAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA FULORES DE PALCO, CRIOU-SE UM GRUPO ARTÍSTICO QUE PROPORCIONA O PENSAR E O FAZER POR MEIO DOS MOVIMENTOS CORPORAIS E DAS TÉCNICAS DAS ARTES, OS CORPOS E SUAS EXPRESSÕES TRANSFORMAM-SE EM ESPETÁCULOS CONTRA O SEXISMO, O RACISMO E A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS. A METODOLOGIA USADA PARTE DA CONCEPÇÃO DE ESCOLA ENQUANTO COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. NO ENSINO DOS MOVIMENTOS CORPORAIS UTILIZAMOS O MÉTODO DE RUDOLF LABAN, E NA ÁREA ARTÍSTICA PARTIMOS DA IDEIA DE ANA MAY BARBOSA QUE DEFENDE A ABORDAGEM TRIANGULAR. SENDO ASSIM, O CERNE DO ESPETÁCULO NAVIO NEGREIRO FOI A POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR PARA REFLEXÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ESTÃO EM CONSONÂNCIA COM O TEMA CENTRAL DO VI CONEDU, QUE TRATA DA NECESSIDADE DE COMPREENSÃO DA INTER-RELAÇÃO DA ARTE E DO MOVIMENTO COMO FORMA DE DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR, ESTIMULANDO O PROTAGONISMO JUVENIL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.