AMBIENTES NÃO FORMAIS: O CENTRO DA COMUNIDADE INDÍGENA SUCUBA COMO LOCAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58998 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1293 "inscrito_id" => 390 "titulo" => "AMBIENTES NÃO FORMAIS: O CENTRO DA COMUNIDADE INDÍGENA SUCUBA COMO LOCAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A BIODIVERSIDADE É DEFINIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS COMO O CONJUNTO DE TODA A VIDA NO PLANETA TERRA. A SEGUINTE PROPOSTA FOI DESENVOLVIDA COM 09 ALUNOS (ENTRE 18 A 45 ANOS) DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO 6° AO 8° ANO DA EJA, NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA RIACHUELO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE INDÍGENA SÚCUBA, MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE. ONDE TEVE COMO OBJETIVO GERAL O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM AMBIENTE NÃO FORMAL, ESTUDANDO O CONTEÚDO SOBRE MORFOLOGIA DAS PLANTAS NO ESPAÇO EM TORNO DA ESCOLA. PARA TAL OBJETIVO ELABOROU-SE OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER AS ESPÉCIES DE PLANTAS QUE HABITAM PRÓXIMO A ESCOLA; COMPREENDER A MORFOLOGIA DAS PLANTAS OBSERVADAS; ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DAS ANGIOSPERMAS. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, FOI ESCOLHIDA A PRÓPRIA COMUNIDADE INDÍGENA, NA QUAL A MESMA DE MODO GERAL TEM SUAS PARTICULARIDADES DE ESPÉCIES DE PLANTAS NATIVAS EXISTENTES AO SEU REDOR. FORAM UTILIZADOS ALGUNS PROCEDIMENTOS COMO INTERPRETAÇÃO E LEITURA DE TEXTOS, DISCUSSÕES SOBRE O TEMA, PESQUISA NA INTERNET, PESQUISA DE CAMPO NO AMBIENTE ESCOLAR. FOI CONSTATADO QUE O MAIOR DESAFIO DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE É PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES, EM QUALQUER NÍVEL DE ENSINO, MAS PARTICULARMENTE AOS DA EJA, UMA ABORDAGEM MENOS FRAGMENTADA DOS CONTEÚDOS E MENOS ABSTRATA QUE SEJA CAPAZ DE CONTRIBUIR, LARGAMENTE, PARA A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, FOI OBSERVADA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE A BIODIVERSIDADE TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O CONTEXTO ONDE O ALUNO ESTÁ INSERIDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AMBIENTES NÃO FORMAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIODIVERSIDADE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID390_13082019013721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA DEMETRIO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL CRISTINA" "autor_email" => "raquel_cristina_20@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58998 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1293 "inscrito_id" => 390 "titulo" => "AMBIENTES NÃO FORMAIS: O CENTRO DA COMUNIDADE INDÍGENA SUCUBA COMO LOCAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A BIODIVERSIDADE É DEFINIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS COMO O CONJUNTO DE TODA A VIDA NO PLANETA TERRA. A SEGUINTE PROPOSTA FOI DESENVOLVIDA COM 09 ALUNOS (ENTRE 18 A 45 ANOS) DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO 6° AO 8° ANO DA EJA, NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA RIACHUELO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE INDÍGENA SÚCUBA, MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE. ONDE TEVE COMO OBJETIVO GERAL O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UM AMBIENTE NÃO FORMAL, ESTUDANDO O CONTEÚDO SOBRE MORFOLOGIA DAS PLANTAS NO ESPAÇO EM TORNO DA ESCOLA. PARA TAL OBJETIVO ELABOROU-SE OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER AS ESPÉCIES DE PLANTAS QUE HABITAM PRÓXIMO A ESCOLA; COMPREENDER A MORFOLOGIA DAS PLANTAS OBSERVADAS; ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DAS ANGIOSPERMAS. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA, FOI ESCOLHIDA A PRÓPRIA COMUNIDADE INDÍGENA, NA QUAL A MESMA DE MODO GERAL TEM SUAS PARTICULARIDADES DE ESPÉCIES DE PLANTAS NATIVAS EXISTENTES AO SEU REDOR. FORAM UTILIZADOS ALGUNS PROCEDIMENTOS COMO INTERPRETAÇÃO E LEITURA DE TEXTOS, DISCUSSÕES SOBRE O TEMA, PESQUISA NA INTERNET, PESQUISA DE CAMPO NO AMBIENTE ESCOLAR. FOI CONSTATADO QUE O MAIOR DESAFIO DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE É PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES, EM QUALQUER NÍVEL DE ENSINO, MAS PARTICULARMENTE AOS DA EJA, UMA ABORDAGEM MENOS FRAGMENTADA DOS CONTEÚDOS E MENOS ABSTRATA QUE SEJA CAPAZ DE CONTRIBUIR, LARGAMENTE, PARA A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, FOI OBSERVADA A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE A BIODIVERSIDADE TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O CONTEXTO ONDE O ALUNO ESTÁ INSERIDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AMBIENTES NÃO FORMAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIODIVERSIDADE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID390_13082019013721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA DEMETRIO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL CRISTINA" "autor_email" => "raquel_cristina_20@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }