O PRESENTE ARTIGO, PARTE DA SEGUINTE QUESTÃO NORTEADORA: COMO O PRECONCEITO DE GÊNERO SE MANIFESTA NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR? VISANDO RESPONDER A ESSE QUESTIONAMENTO OBJETIVO DE MODO GERAL; DISCUTIR SOBRE A IDENTIDADE DE GÊNERO NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICA. NO QUE DIZ RESPEITO A ORGANIZAÇÃO: A INTRODUÇÃO TRÁS UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO NOSSO OBJETO DE ESTUDO, E TAMBÉM ABORDA OS OBJETIVOS DO TRABALHO. A METODOLOGIA APONTA OS CAMINHOS TRILHADOS. E NO QUE SE REFERE AOS RESULTADOS E DISCUSSÃO, ELENCAMOS A SEGUINTE CATEGORIA DE ANÁLISE: TRABALHO PEDAGÓGICO: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO. E A TITULO DE CONSIDERAÇÕES,NO QUE TANGE AS QUESTÕES DE GÊNERO, O TRABALHO PEDAGÓGICO DEVE SER PENSADO E EXECULTADO, PARA ATENDER AS ESPECIFICIDADES DOS SUJEITOS. NÃO É O INDIVÍDUO QUE DEVE SE ADEQUAR A ESCOLA, E SIM, A ESCOLA ADEQUA-SE AOS SUJEITOS. PERCEBENDO-OS COMO SERES SUBJETIVOS QUANTO A SUA FORMA DE SER E PENSAR.