O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS- MA A RESPEITO DA POLÍTICA MERITOCRÁTICA DO PRÊMIO “ALUNO NOTA 10” CONCEBIDA AOS MELHORES ALUNOS DE CADA SALA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO ADOTOU-SE COMO ABORDAGEM A PESQUISA QUALITATIVA (DESLAURIERS, 1991), A INVESTIGAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DEU-SE POR MEIO DA PESQUISA EXPLORATÓRIA (GIL, 2007) E PESQUISA DE CAMPO (FONSECA, 2002), SENDO REALIZADAS ENTREVISTAS (YIN, 2016) PARA PRODUÇÃO DE DADOS, QUE POSTERIORMENTE FORAM ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR (BARDIN, 2011). PARA EMBASAMENTO TEÓRICO ACERCA DA PROBLEMÁTICA, NOS DEBRUÇAMOS NAS OBRAS A REPRODUÇÃO (1970), A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO E LINGUAGEM (2001) DE BOURDIEU E VYGOTSKY, RESPECTIVAMENTE, POR VÊ-LAS COMO COMPLEMENTARES E NECESSÁRIAS PARA COMPREENSÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM UMA INCLINAÇÃO DE UM DOS PROFESSORES PARA A VISÃO LIBERAL DE EDUCAÇÃO, ATRIBUINDO A ESCOLA O PAPEL DE TREINAR INDIVÍDUOS PARA O MERCADO DE TRABALHO, ENQUANTO OUTRO PROFESSOR JÁ APRESENTA UMA REFLEXÃO CRÍTICA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DISCORDANDO DE POLÍTICAS COMO ESSAS QUE PREMIAM OS MELHORES FOCALIZANDO ASPECTOS QUANTITATIVOS.