TRATAMOS DA PROBLEMÁTICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALINHADA COM AS ORIENTAÇÕES ADVINDAS DOS
ÓRGÃOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS E DAS REFLEXÕES DOS AUTORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS OS QUAIS NOS
LEVARAM A TER SENSIBILIDADE DE CONDUZIR NOSSO OLHAR PARA AS TRANSFORMAÇÕES EM CURSO NA FORMAÇÃO
DOCENTE E A COMPLEXIDADE DO QUE É “SER PROFESSOR”. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI PROCURAR CONHECER
QUAIS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES FORMATIVAS ESTES FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PRECISAM ADQUIRIR
NAS CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES DA REALIDADE SOCIOEDUCATIVA QUE TEMOS E ALINHADAS ÀS MUDANÇAS DECORRENTES
DAS REFORMAS RELACIONADAS AOS CURRÍCULOS E À REGULAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, QUE CERTAMENTE
AFETAM A VIDA E A PROFISSIONALIZAÇÃO DESSES SUJEITOS. A METODOLOGIA É BIBLIOGRÁFICA E DESCRITIVA E OS
RESULTADOS APONTAM ORIENTAÇÕES QUE CONFORMAM OS SABERES E FAZERES DO SER PROFESSOR.