O TRABALHO ORAL APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL INVESTIGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA
INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS
EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS MACAU. É
INTERESSANTE RESSALTAR, QUE O TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO FOI DESENVOLVIDO TENDO O QUESTIONÁRIO COMO
PRINCIPAL FERRAMENTA DE COLEGA DE DADOS, DESSA FORMA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A DEZ ALUNOS
INTEGRANTES DO REFERIDO PROGRAMA. O INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ERA CONSTITUÍDO POR DEZ PERGUNTAS
OBJETIVAS QUE, INDISCUTIVELMENTE, SERVIRAM PARA REALIZAR A ANÁLISE DA REALIDADE. OUTRO PONTO INTERESSANTE
É QUE EM QUE CADA UMA DAS PERGUNTAS HAVIA UM ESPAÇO DESTINADO ESPECIALMENTE PARA SE FAZER OS
COMENTÁRIOS, CASO O ENTREVISTADO SENTISSE NECESSIDADE. ALÉM DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO TAMBÉM FOI
REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DO TEMA. APÓS A REALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS
DE INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O PIBID TEM SE MOSTRADO UM ELEMENTO CRUCIAL E DETERMINANTE
NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE VÁRIOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. OS
RESULTADOS ALCANÇADOS APONTAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA CONTRIBUI, SIGNIFICATIVAMENTE,
PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA