Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTANCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS MACAU

Palavra-chaves: : QUALIDADE, INVESTIGAÇÃO, LICENCIANDOS, FORMAÇÃO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58497
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5030
    "inscrito_id" => 3918
    "titulo" => """
      A IMPORTANCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE\r\n
      DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA\r\n
      DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS\r\n
      MACAU
      """
    "resumo" => """
      O TRABALHO ORAL APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL INVESTIGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA\r\n
      INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS\r\n
      EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS MACAU. É\r\n
      INTERESSANTE RESSALTAR, QUE O TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO FOI DESENVOLVIDO TENDO O QUESTIONÁRIO COMO\r\n
      PRINCIPAL FERRAMENTA DE COLEGA DE DADOS, DESSA FORMA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A DEZ ALUNOS\r\n
      INTEGRANTES DO REFERIDO PROGRAMA. O INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ERA CONSTITUÍDO POR DEZ PERGUNTAS\r\n
      OBJETIVAS QUE, INDISCUTIVELMENTE, SERVIRAM PARA REALIZAR A ANÁLISE DA REALIDADE. OUTRO PONTO INTERESSANTE\r\n
      É QUE EM QUE CADA UMA DAS PERGUNTAS HAVIA UM ESPAÇO DESTINADO ESPECIALMENTE PARA SE FAZER OS\r\n
      COMENTÁRIOS, CASO O ENTREVISTADO SENTISSE NECESSIDADE. ALÉM DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO TAMBÉM FOI\r\n
      REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DO TEMA. APÓS A REALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS\r\n
      DE INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O PIBID TEM SE MOSTRADO UM ELEMENTO CRUCIAL E DETERMINANTE\r\n
      NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE VÁRIOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. OS\r\n
      RESULTADOS ALCANÇADOS APONTAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA CONTRIBUI, SIGNIFICATIVAMENTE,\r\n
      PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ": QUALIDADE, INVESTIGAÇÃO, LICENCIANDOS, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3918_30092019140202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRO LOPES DA SILVA FILHO "
    "autor_nome_curto" => "JAIRO FILHO "
    "autor_email" => "jairo93lopes@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "IFRN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58497
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5030
    "inscrito_id" => 3918
    "titulo" => """
      A IMPORTANCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE\r\n
      DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA\r\n
      DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS\r\n
      MACAU
      """
    "resumo" => """
      O TRABALHO ORAL APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL INVESTIGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA\r\n
      INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS\r\n
      EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS MACAU. É\r\n
      INTERESSANTE RESSALTAR, QUE O TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO FOI DESENVOLVIDO TENDO O QUESTIONÁRIO COMO\r\n
      PRINCIPAL FERRAMENTA DE COLEGA DE DADOS, DESSA FORMA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A DEZ ALUNOS\r\n
      INTEGRANTES DO REFERIDO PROGRAMA. O INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ERA CONSTITUÍDO POR DEZ PERGUNTAS\r\n
      OBJETIVAS QUE, INDISCUTIVELMENTE, SERVIRAM PARA REALIZAR A ANÁLISE DA REALIDADE. OUTRO PONTO INTERESSANTE\r\n
      É QUE EM QUE CADA UMA DAS PERGUNTAS HAVIA UM ESPAÇO DESTINADO ESPECIALMENTE PARA SE FAZER OS\r\n
      COMENTÁRIOS, CASO O ENTREVISTADO SENTISSE NECESSIDADE. ALÉM DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO TAMBÉM FOI\r\n
      REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DO TEMA. APÓS A REALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS\r\n
      DE INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O PIBID TEM SE MOSTRADO UM ELEMENTO CRUCIAL E DETERMINANTE\r\n
      NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE VÁRIOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. OS\r\n
      RESULTADOS ALCANÇADOS APONTAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA CONTRIBUI, SIGNIFICATIVAMENTE,\r\n
      PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ": QUALIDADE, INVESTIGAÇÃO, LICENCIANDOS, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID3918_30092019140202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIRO LOPES DA SILVA FILHO "
    "autor_nome_curto" => "JAIRO FILHO "
    "autor_email" => "jairo93lopes@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "IFRN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O TRABALHO ORAL APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL INVESTIGAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO PRÁTICA DOCENTE DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) – CAMPUS MACAU. É INTERESSANTE RESSALTAR, QUE O TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO FOI DESENVOLVIDO TENDO O QUESTIONÁRIO COMO PRINCIPAL FERRAMENTA DE COLEGA DE DADOS, DESSA FORMA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A DEZ ALUNOS INTEGRANTES DO REFERIDO PROGRAMA. O INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO ERA CONSTITUÍDO POR DEZ PERGUNTAS OBJETIVAS QUE, INDISCUTIVELMENTE, SERVIRAM PARA REALIZAR A ANÁLISE DA REALIDADE. OUTRO PONTO INTERESSANTE É QUE EM QUE CADA UMA DAS PERGUNTAS HAVIA UM ESPAÇO DESTINADO ESPECIALMENTE PARA SE FAZER OS COMENTÁRIOS, CASO O ENTREVISTADO SENTISSE NECESSIDADE. ALÉM DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO TAMBÉM FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A RESPEITO DO TEMA. APÓS A REALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O PIBID TEM SE MOSTRADO UM ELEMENTO CRUCIAL E DETERMINANTE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE VÁRIOS LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS APONTAM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA CONTRIBUI, SIGNIFICATIVAMENTE, PARA O AUMENTO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES EM INTEGRAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.