ESTE TRABALHO APRESENTA PARTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E IDENTITÁRIAS DE DOCENTES E DISCENTES DE UM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) SOBRE O TERMO INDUTOR ‘AVALIAÇÃO’. ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR AS CRENÇAS, A FORMA DE PENSAMENTO E OS CÓDIGOS COMPARTILHADOS PELOS GRUPOS SOCIAIS. A BASE DA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA ESTÁ FUNDAMENTADA NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MOSCOVICI E NA SUA ABORDAGEM COMPLEMENTAR INTITULADA TEORIA DO NÚCLEO CENTRAL DE ABRIC. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO O TESTE DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS. PARA OBTENÇÃO DO NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (RS) FOI UTILIZADO O SOFTWARE EVOCATION 2003. IDENTIFICAMOS NOS DISCENTES A CENTRALIDADE DE UMA RS COM FORTE CARÁTER SOMATIVO E INFLUÊNCIA DE ASPECTOS EMOCIONAIS. EM CONTRAPARTIDA, PELA ALTA DISPERSÃO VERIFICADA NO NÚCLEO CENTRAL, SUGERIMOS QUE ENTRE OS DOCENTES NÃO HÁ UMA RS IDENTITÁRIA DEFINIDA. OU SEJA, DOCENTES NÃO COMPARTILHAM REGRAS SOBRE AVALIAÇÃO. ENFATIZAMOS A NECESSIDADE DE AMPLA DISCUSSÃO E DIRETRIZES INSTITUCIONAIS QUE ABORDEM O TEMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.