A PESQUISA OBJETIVA ANALISAR SE O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL MULTIMODAL FACEBOOK PODE CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DOS ALUNOS RELACIONADAS À PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL E ESCRITA E A CAPACIDADE DE ANÁLISE DE ELEMENTOS VISUAIS DADO O CARÁTER MULTIMODAL DO REFERIDO GÊNERO. A RELEVÂNCIA DA PESQUISA DEVE-SE À IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES COM O GÊNERO MULTIMODAL LIGADO ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DOS ALUNOS, BEM COMO SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM TAL GÊNERO EM SALA DE AULA. COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE MARCUSCHI (2001), BAKHTIN ([1979] 2003), SCHNEUWLY E DOLZ (2004), KOCH (2006) ENTRE OUTROS, RESSALTA-SE AS REFLEXÕES SOBRE A ORALIDADE, A ESCRITA E O USO DE TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS, ATENDENDO ÀS PROPOSTAS ELENCADAS NO PCN SOBRE O ASSUNTO. A METODOLOGIA COM CARÁTER QUANTITATIVO E QUALITATIVO DE INVESTIGAÇÃO, SEGUINDO O ESQUEMA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. OS RESULTADOS APRESENTADOS MOSTRARAM QUE O USO DE GÊNEROS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DO ALUNO POR MEIO DE SUAS PRÁTICAS SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR TORNA O ENSINO DE LÍNGUA MAIS EFICAZ