O PRESENTE ARTIGO DISCORRE SOBRE A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UMA WEBQUEST COMO RECURSO PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO QUE ABRANGE O USO TICS E SITUAÇÕES CONCRETAS NA REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS. NESSA PERSPECTIVA, A ABORDAGEM DA TEMÁTICA "MEDIDAS AGRÁRIAS" SE SITUA COMO UM ASPECTO DE SUAS REALIDADES E, AO MESMO TEMPO UMA BASE DE CONTEÚDOS PRESENTES NA ETNOMATEMÁTICA CRIADA POR D' AMBRÓSIO, VISADO ENSINAR NO AMBIENTE ONLINE REGRA DE TRÊS E MEDIDAS DE ÁREA. A WEBQUEST FOI APLICADA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NA TURMA DE LOGÍSTICA I COM 42 ALUNOS PARTICIPANTES. SUA APLICAÇÃO OCORREU NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA II COM DURAÇÃO DA APLICAÇÃO DE DUAS HORAS. ASSIM, OBJETIVA-SE COM ESSA PESQUISA DE MODALIDADE QUANTITATIVA UMA ANÁLISE SOBRE A APLICAÇÃO EM SALA DE AULA DE RECURSOS ON-LINE PERMEADOS POR TEMAS QUE SE ENCONTRAM NO CONTEXTO SOCIAL DOS ALUNOS, NA TENTATIVA DE PROMOÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A AVALIAÇÃO FEITA PELOS ALUNOS SOBRE A APLICAÇÃO E PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DA WEBQUEST, NOS SERVIU COMO INDICADOR DOS PONTOS IMPORTANTES QUE TIVERAM ALGUM BENEFÍCIO PARA QUE OCORRESSE A APRENDIZAGEM E, OS ERROS COMETIDOS. PORTANTO, A BASE DE DADOS OBTIDA FOMENTA O PROPÓSITO DA APLICAÇÃO, NÃO DEVENDO-SE VALER DOS DADOS COMO SENDO UMA PADRONIZAÇÃO E SIM, UM RESSALTE DA IMPORTÂNCIA DO USO DE TICS NO CENÁRIO ESCOLAR.