ESTA PESQUISA PRETENDE RELATAR AÇÕES DESENVOLVIDAS POR NÓS RESIDENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA (BOLSISTAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, OFERTADA PELA AGÊNCIA DO GOVERNO, CAPE. VISANDO O APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS DE ENSINO, POR MEIO DA IMERSÃO DOS LICENCIADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.), BEM COMO, AS CONTRIBUIÇÕES GERADAS AO DESEMPENHO DOS ALUNOS DURANTE A EXECUÇÃO DE PROJETOS E ATIVIDADES AS QUAIS POSSUÍAM UM FIM EM COMUM: APRIMORAR METODOLOGIAS EFICAZES JÁ OBSERVADAS E DESENVOLVER NOVAS ESTRATÉGIAS PARA UMA APRENDIZAGEM MENOS SISTEMÁTICA E MAIS FLEXÍVEL, ALÉM DE REFLETIR SOBRE ESTUDOS FRENTE AO PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO, ENFATIZANDO ALGUMAS PERCEPÇÕES FAVORÁVEIS AO ENSINO LÚDICO E INTERATIVO. ATÉ CONSOLIDARMOS NOSSO PROJETO COM OS ALUNOS DOS 6 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS, NOS FORAM POSTAS ALGUMAS ETAPAS DE OBSERVAÇÃO, COLABORAÇÃO E PRÁTICA, E DEMOS CONTINUIDADE A UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DO NOSSO TRABALHO COM OS ALUNOS, ENFATIZANDO A ANÁLISE MAIS PRECISA ACERCA DA AÇÃO DOS DISCENTES; CONSTRUÍMOS UMA OFICINA DA SEQUÊNCIA BÁSICA PROPOSTA POR RILDO COSSON (2006), REALIZADA EM QUATRO SEMANAS POR MEIO DE UM ACOMPANHAMENTO MAIS DIRETO COM OS PARTICIPANTES, ALÉM DE OUTRAS ATIVIDADES QUE FOMOS EXECUTANDO COM AUXÍLIO DOS PROFESSORES REGENTES. DESSE MODO, OBTIVEMOS MUITOS RESULTADOS SATISFATÓRIOS E A MAIORIA DOS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS, OS ALUNOS CIENTES DA IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAREM NA ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS VOLTADOS PARA SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM E O PROFESSOR DA NECESSIDADE DE OLHAR O EDUCANDO POR UM ÂNGULO DIFERENTE E PARTICULAR, A FIM DE TIRAR CONCLUSÕES VÁLIDAS ACERCA DE SEU DESEMPENHO.