NOS DIFERENTES TIPOS DE SOLO OS MICRORGANISMOS CONSTITUEM PARTE ESSENCIAL, ELES POSSUEM FUNÇÕES DE GRANDE IMPORTÂNCIA, QUE VAI ALÉM DO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS PODE IMAGINAR. DENTRE AS DIFERENTES FUNÇÕES ATRIBUÍDAS A ESTES MICRORGANISMOS, ALGUMAS SÃO AMPLAMENTE CONHECIDAS, COMO A DEGRADAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS, OUTRAS NEM TANTO, COMO A RECUPERAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS COM ÓLEOS. APESAR DAS DIVERSAS ATRIBUIÇÕES E INFORMAÇÕES A RESPEITO DOS MICRORGANISMOS DE SOLO, HÁ CERTA DIFICULDADE NA ABORDAGEM DESSE GRUPO EM SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO, ISSO PODE SER DEVIDO AO DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS E PROFESSORES, OU AINDA, POR AUSÊNCIA DE MATERIAL QUE FACILITE A APRENDIZAGEM DESSA TEMÁTICA. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PROPOR UMA ESTRATÉGIA LÚDICA COMO FERAMENTE DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE TABULEIRO TRAZENDO A TEMÁTICA DE MICRORGANISMOS ENCONTRADOS NO SOLO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DURANTE O MÊS DE SETEMBRO DE 2019 COM CERCA DE 25 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A APLICAÇÃO DO JOGO PERMITIU A INTERAÇÃO E MELHOR APROVEITAMENTO DO TEMA, VISTO QUE, APÓS BREVE EXPLANAÇÃO, A MAIORIA DOS DISCENTES CONSEGUIU RESPONDER PERGUNTAS SOBRE IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA, DOENÇAS CAUSADAS POR ESSES MICRORGANISMOS, CUIDADOS E CURIOSIDADES E SOBRETUDO, DE FORMA DIVERTIDA. CORROBORANDO COM A LITERATURA, FOI POSSÍVEL INFERIR QUE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS PODEM SER UTILIZADAS COMO FERRAMENTAS IMPORTANTES, ONDE, NESTE ESTUDO, PERMITIU SENSIBILIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CONHECER MELHOR SOBRE O AMBIENTE QUE VIVEMOS E ONDE PISAMOS.