O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA ENSINAR ASTRONOMIA A UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO A TEORIA HISTÓRICO-SÓCIO-CULTURAL E OS CINCO PASSOS DE GALPERIN (1986), SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM. BUSCANDO SUGERIR UMA ALTERNATIVA AO ENSINO BEHAVIORISTA FAZ-SE USO DA TEORIA DE VYGOTSKY E GALPERIN AO LONGO DOS QUATRO ENCONTROS, COM 90 MIN CADA, PLANEJADOS PARA SEREM EXECUTADOS AO LONGO DE 60 DIAS, NOS QUAIS OCORRE A MOTIVAÇÃO, O ESTABELECIMENTO DA BASE ORIENTADORA DA AÇÃO, A FORMAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO MATERIAL, A FORMAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DA LINGUAGEM E A ETAPA MENTAL. PARA ISSO, É UTILIZADO UMA ANIMAÇÃO DISPONÍVEL NO YOUTUBE COMO FERRAMENTA MOTIVADORA, A EXPLANAÇÃO DE MODELOS COSMOLÓGICOS COM ORIENTAÇÃO, A CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM EXPERIMENTO COMO EXECUÇÃO DA ATIVIDADE E SUPORTE PARA CRIAÇÃO DE NOVAS HIPÓTESES E POR FIM A DISCUSSÃO COM OS DEMAIS SUJEITOS DA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM COMO ETAPA MENTAL. ACREDITAMOS QUE EXISTE UMA CARÊNCIA NO ESTUDO DE ASTRONOMIA E ESTA DEVE SER SOLUCIONADA. MESMO COM TANTO ESFORÇO DE PESQUISADORES E PROFESSORES, AINDA ENCONTRAMOS METODOLOGIAS QUE POUCO FAVORECEM O ENSINO DE ASTRONOMIA. PROPOR UMA UNIDADE DIDÁTICA, TRANSFERINDO O PROTAGONISMO PARA O ALUNO É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. ENFIM, ACREDITAMOS QUE A ASTRONOMIA POSSUI UM POTENCIAL MUITO GRANDE, SENDO UMA FERRAMENTA QUE PROVOCA ATRAÇÃO E ESTIMULA O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. PARA ISSO, O PROFESSOR TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL.