ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE DISCUTIR, AINDA QUE NÃO EM TOTAL PROFUNDIDADE, SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO EDUCACIONAL DE FERNANDO DE AZEVEDO E FLORESTAN FERNANDES À CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PÚBLICA E GRATUITA COMO ELEMENTO PRIMAZ AO DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS SOCIAIS. METODOLOGICAMENTE, ASSENTA-SE NUM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, ESPECIALMENTE, A PARTIR DE TEXTOS ESTUDADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE – DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – PPGEDU. OBSERVOU-SE, PRIMEIRAMENTE, QUE A CONTRIBUIÇÃO DE AMBOS OS PENSADORES À EDUCAÇÃO NACIONAL ESTA NA DEFESA DA EDUCAÇÃO COMO FATOR DE MUDANÇA SOCIAL PROFUNDA E QUE, AMBOS OS AUTORES ANALISAM A EDUCAÇÃO EM TERMOS, SOBRETUDO, SOCIOLÓGICOS. EM SEGUNDO LUGAR, DESTACA-SE A CONCEPÇÃO FILOSÓFICA QUE FERNANDES IMPRIME A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA SOCIAL APLICADA. EM TERCEIRO, A LEITURA ESTRUTURAL DA SOCIEDADE E DO LUGAR DA EDUCAÇÃO QUE FERNANDES, TRAVÉS DO MOVIMENTO ESCOLA NOVA, PROBLEMATIZA CONCERNENTE AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS PÚBLICA. POR FIM, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DE CONTINUIDADE DO ESTUDO DESSES PENSADORES NO SENÁRIO POLÍTICO EDUCACIONAL BRASILEIRO, APESAR OBVIAMENTE, DOS LIMITES EPISTÊMICOS, OS QUAIS NÃO ESCAPAM A QUAISQUER QUE SEJA O PENSADOR OU EPISTEMOLOGIA.