“ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO”, ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 63020 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5095 "inscrito_id" => 1923 "titulo" => "“ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO”, ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS" "resumo" => "AS LEITURAS MAIS RECENTES DE APRENDIZAGEM PARTEM-SE DO PRESSUPOSTO QUE O ALUNO DEVE SER INCLUÍDO COMO CENTRO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZADO. UMA DAS FORMAS DE FAZER ISSO, ATUALMENTE, É INTRODUZINDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR, TAL COMO O ENSINO LÚDICO, UMA VEZ QUE MOSTRA-SE COMO UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE UMA AULA MAIS DIVERTIDA, EDUCATIVA E DIDÁTICA, FACILITANDO A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PORTANTO O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPORCIONAR A SOCIEDADE CIENTÍFICA A ATIVIDADE LÚDICA “ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO” E ANALISAR SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM PROJETO DA DISCIPLINA DE “INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA II”, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN, CAMPUS NATAL/RN, NO QUAL CONSISTIA EM OPORTUNIZAR AOS LICENCIANDOS A CHANCE DA CRIAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA FUTURAS APLICAÇÕES NAS ESCOLAS. PARA TAL FOI CONFECCIONADO UM JOGO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS E DE FÁCIL ACESSO, POSSIBILITANDO O ALCANCE A ÁREAS E COMUNIDADES MAIS POBRES. “ILHAS DA MATÉRIA” É UM JOGO DE TABULEIRO E CARTAS QUE TRAZ ASSUNTOS RELACIONADOS AOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES NO ORGANISMO E MEIO AMBIENTE, MOSTRANDO COMO OS MESMOS ESTÃO PRESENTES E DISPOSTOS AO NOSSO REDOR. CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DO JOGO PARA OS ALUNOS, AMPLIANDO SEU PENSAMENTO CRÍTICO, BEM COMO CAUSANDO UMA MUDANÇA DE HÁBITOS, PRATICANDO E EXERCENDO OS APRENDIZADOS DO JOGO NO DIA-A-DIA E DESENVOLVENDO NAS COMUNIDADES UMA MUDANÇA SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, EDUCAÇÃO, ELEMENTOS QUÍMICOS, METODOLOGIAS ATIVAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID1923_01102019013144.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA " "autor_email" => "joaobatista.97g@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 63020 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5095 "inscrito_id" => 1923 "titulo" => "“ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO”, ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS" "resumo" => "AS LEITURAS MAIS RECENTES DE APRENDIZAGEM PARTEM-SE DO PRESSUPOSTO QUE O ALUNO DEVE SER INCLUÍDO COMO CENTRO ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZADO. UMA DAS FORMAS DE FAZER ISSO, ATUALMENTE, É INTRODUZINDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR, TAL COMO O ENSINO LÚDICO, UMA VEZ QUE MOSTRA-SE COMO UMA ÓTIMA OPORTUNIDADE DE APROXIMAR OS ESTUDANTES DE UMA AULA MAIS DIVERTIDA, EDUCATIVA E DIDÁTICA, FACILITANDO A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. PORTANTO O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É PROPORCIONAR A SOCIEDADE CIENTÍFICA A ATIVIDADE LÚDICA “ILHAS DA MATÉRIA: O JOGO” E ANALISAR SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UM PROJETO DA DISCIPLINA DE “INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA II”, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN, CAMPUS NATAL/RN, NO QUAL CONSISTIA EM OPORTUNIZAR AOS LICENCIANDOS A CHANCE DA CRIAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA FUTURAS APLICAÇÕES NAS ESCOLAS. PARA TAL FOI CONFECCIONADO UM JOGO ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIVERSOS E DE FÁCIL ACESSO, POSSIBILITANDO O ALCANCE A ÁREAS E COMUNIDADES MAIS POBRES. “ILHAS DA MATÉRIA” É UM JOGO DE TABULEIRO E CARTAS QUE TRAZ ASSUNTOS RELACIONADOS AOS ELEMENTOS QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES NO ORGANISMO E MEIO AMBIENTE, MOSTRANDO COMO OS MESMOS ESTÃO PRESENTES E DISPOSTOS AO NOSSO REDOR. CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DO JOGO PARA OS ALUNOS, AMPLIANDO SEU PENSAMENTO CRÍTICO, BEM COMO CAUSANDO UMA MUDANÇA DE HÁBITOS, PRATICANDO E EXERCENDO OS APRENDIZADOS DO JOGO NO DIA-A-DIA E DESENVOLVENDO NAS COMUNIDADES UMA MUDANÇA SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ATIVIDADES LÚDICAS, EDUCAÇÃO, ELEMENTOS QUÍMICOS, METODOLOGIAS ATIVAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID1923_01102019013144.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOÃO BATISTA BARBALHO BEZERRA " "autor_email" => "joaobatista.97g@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }