ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE VIVÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO DE GEOGRAFIA I, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS, PARA A CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO NO REFERIDO ENSINO. AS VIVÊNCIAS ACONTECERAM NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UFRN. OS CONCEITOS ABORDADOS NA DISCIPLINA TRATAVAM-SE DE: ESPAÇO, LUGAR, TERRITÓRIO, REGIÃO, PAISAGEM, ALTERIDADE, TEMPO. A PRIMEIRA VIVÊNCIA BASEOU-SE NA ANIMAÇÃO “O MENINO E O MUNDO”, EM QUE OS LICENCIANDOS DEVERIAM IDENTIFICAR NO FILME OS CONCEITOS ESTUDADOS; A SEGUNDA TRATOU-SE DE UMA OFICINA REALIZADA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS CORPORAIS VOLTADAS AOS CONCEITOS DE TERRITÓRIO, ESPAÇO E REGIÃO; A TERCEIRA CONFIGUROU-SE NA CONSTRUÇÃO DE UM MAPA DO CORPO E DAS SENSAÇÕES; POR FIM, UMA OFICINA DE CARTOGRAFIA, NO ESPAÇO ABERTO DO CAMPUS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PRIORIZAMOS OS ESTUDOS DA BNCC (2017) SUBSTANCIANDO AS COMPETÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS; TUAN (1930), QUE DESTACA A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA PARA O APRENDIZADO E DOIN (1998) FUNDAMENTANDO A EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO TEÓRICO-PRÁTICO, O QUAL CONTRIBUI PARA RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS E CONSTRUÇÃO DE REPERTÓRIO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA GRADUANDOS EM PEDAGOGIA. DESSE MODO, FAZ-SE NECESSÁRIO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, CONTRIBUINDO PARA UMA REFLEXÃO ACERCA DE UM ENSINO REFLEXIVO E SIGNIFICATIVO.