O DESENHO ANIMADO CONSISTE EM UMA ATIVIDADE QUE DESPERTA INTERESSE DAS CRIANÇAS, NÃO SÓ PELA HISTÓRIA, MAS TAMBÉM PELOS DILEMAS QUE FREQUENTEMENTE APRESENTA. NESSA PERSPECTIVA, ESTE ARTIGO BUSCA ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE DESENHOS ANIMADOS COMO UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, A FIM DE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AUXILIANDO ASSIM, O TRABALHO PEDAGÓGICO. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA PESQUISA EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ESCOLARIZAÇÃO – CLASSE HOSPITALAR, COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE INTERNAÇÃO, FAZENDO UM LEVANTAMENTO DE QUESTÕES DAS ÁREAS DA LINGUAGEM E DO ENSINO DA MATEMÁTICA, A PARTIR DA APRECIAÇÃO E OBSERVAÇÃO DO DESENHO ANIMADO “CORRIDA MALUCA” DISPONIBILIZADO NO RECURSO TABLET. PARA NOSSA DISCUSSÃO, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO OS ESTUDOS DE LEITE E MIGLIORA (2006), BIFON (2012), SOUZA (2013) E PAULA E NASCIMENTO JUNIOR (2014). OS RESULTADOS DESTE TRABALHO IDENTIFICAM OS BENEFÍCIOS DO DESENHO ANIMADO COMO POTENCIALIZADOR DE ENSINO NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE INTERNAÇÃO, POIS ALÉM DE CAUSAR UM SENTIMENTO PRAZEROSO POR SER UMA ATIVIDADE AGRADÁVEL, PROPORCIONA TAMBÉM UM MECANISMO DE ENSINO LÚDICO PARA O TRABALHO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.