ESTE ARTIGO TRAZ CONSIGO UM ARCABOUÇO DE CONCEITOS LEGALISTAS QUE CONCEITUAM O SER HUMANO COMO UM INDIVÍDUO DE DIREITOS E DEVERES PERANTE OS DESAFIOS PARA SE EFETIVAR AS BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIREITOS HUMANOS EM NÍVEL DE IGUALDADE RESPEITANDO OS PRECEITOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A DIVERSIDADE PRESENTE NO COTIDIANO ESCOLAR. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO FOI INCORPORAR UM LUGAR DE ARTICULAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS, VISANDO POSSIBILITAR ANÁLISE REFLEXIVA PERANTE A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA DENTRO DO COTIDIANO ESCOLAR. PARA TANTO, UTILIZOU-SE PARA A REALIZAÇÃO DO ARTIGO EM QUESTÃO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE TEVE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O TRABALHO POR ENVOLVER VÁRIOS CONCEITOS DE DIVERSOS AUTORES. A JUSTIFICATIVA DO TRABALHO DECORRE DE VÁRIAS ANÁLISES E PESQUISAS, TENDO EM VISTA QUE A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE É UM DOS INSTRUMENTOS MAIS IMPORTANTES PARA SE TRABALHAR A QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS TENDO POR BASE AS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS PARA SUA EFETIVAÇÃO QUE VISA COMBATER E ATÉ MESMO EXTINGUIR TODA E QUALQUER FORMA DE VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS SEJA NA SOCIEDADE, SEJA NA ESCOLA. DESSA MANEIRA, PERCEBEMOS QUE A EDUCAÇÃO É O CAMINHO QUE NOS POSSIBILITA UM APRENDIZADO E DENTRO DESSA CONJUNTURA DE DIREITOS, DEVERES, RESPEITO, SOLIDARIEDADE E AÇÃO EDUCACIONAL CONSEGUIMOS DIMINUIR AS INJUSTIÇAS SOCIAIS.