PESQUISAS TÊM MOSTRADO QUE O ENSINO DE QUÍMICA GERALMENTE VEM SENDO ESTRUTURADO EM TORNO
DE ATIVIDADES QUE LEVAM À MEMORIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES, FÓRMULAS E CONHECIMENTOS QUE LIMITAM
O APRENDIZADO DOS ALUNOS E CONTRIBUEM PARA A DESMOTIVAÇÃO EM APRENDER E ESTUDAR QUÍMICA. O
TRATO COM OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA CLÍNICA-ESCOLA DEVE FUNDAMENTAR-SE
EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS CAPAZES DE INSTRUMENTAR O PROFISSIONAL EM FORMAÇÃO COM RECURSOS
CONCEITUAIS ADEQUADOS À NATUREZA DOS PROCESSOS ENVOLVIDOS. ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
GERALMENTE APRESENTAM DIFICULDADES EM COMPREENDER ALGUNS CONCEITOS CIENTÍFICOS,
ESPECIALMENTE NAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM AS CIÊNCIAS EXATAS. A DISCIPLINA QUÍMICA É VISTA POUCO INTERESSANTE PELO ALUNO, MESMO ESTA CIÊNCIA APRESENTANDO UM CORPO DE CONHECIMENTOS QUE PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO E PARA
COMPREENSÃO DE FENÔMENOS QUE OCORREM A TODO O MOMENTO EM NOSSO COTIDIANO. ESTE TRABALHO
TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE FOI
REALIZADO PESQUISAS NA LITERATURA CIENTIFICA PARA DAR INÍCIO AO PLANEJAMENTO DE UM QUESTIONARIO,
QUE SE PRESTARIA PARA SER O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS DA PESQUISA. O QUESTIONÁRIO CONTOU
COM PERGUNTAS/ASSERÇÕES EM QUE EM CADA UMA O ESTUDANTE DEVERIA EXPRESSAR SUA PERCEPÇÃO/GRAU
DE CONCORDÂNCIA. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA PERMITEM CONCLUIR QUE EXISTEM INDICATIVOS DE
BOA RECEPTIVIDADE PELA DISCIPLINA POR PARTE DOS ESTUDANTES ANALISADOS. E QUE O CONTATO COM A
QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO ESTAR NECESSARIAMENTE VINCULADO A UMA BOA BASE EM SEUS
CONCEITOS.