O PRESENTE TRABALHO DESCREVE UMA PESQUISA REALIZADA COM DEFICIENTES AUDITIVOS REGULAMENTE MATRICULADOS NAS TURMAS DA 2º E 3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO TURNO MATUTINO. ESSE ESTUDO DEMOSTRA AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS AULAS DE QUÍMICA. A PESQUISA BUSCA ANALISAR QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, É COMO OS MESMO GOSTARIA QUE ESTIVESSE ESTRUTURADO OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. PARA TANTO, FOI PROPOSTO UM QUESTIONÁRIO PRÉVIO, ONDE ESTÁ DISTRIBUÍDO EM DEZ QUESTIONAMENTOS ACERCA DA REALIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. A PESQUISA TEM SEU DESENVOLVIMENTO NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK SITUADA NA CIDADE DE ASSU-RN, ONDE FOI REALIZADO COM ALUNOS DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO. A PARTIR DA OBTENÇÃO DOS DADOS, SERÁ PROPOSTO EM SALA DE AULA UM GLOSSÁRIO EM LIBRAS QUE IRÁ ABRANGER TODOS OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU NÃO. ESSA METODOLOGIA IRÁ SER CONFECCIONADA COM A PRESENÇA DOS PRÓPRIOS ALUNOS, ONDE IRÁ CONTER OS PRINCIPAIS TERMOS TÉCNICOS PRESENTES NOS ASSUNTOS ESPECÍFICOS DA QUÍMICA. SERÁ PROPOSTO TAMBÉM A ADAPTAÇÃO DO LABORATÓRIO PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, ONDE OCORRERÁ À EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS NO FORMATO DE JOGOS VISUAIS. DE ACORDO COM OS QUESTIONÁRIOS, COMPROVA-SE QUE 100% DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NÃO POSSUEM TRADUTOR/INTÉRPRETE EM SALA DE AULA. PODE-SE PERCEBER A PARTIR DISSO À NECESSIDADE EXISTENTE EM DESENVOLVER UM GLOSSÁRIO EM LIBRAS, DO QUAL IRÁ PROPORCIONAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.