LAZZAROTTO, Camila Cristina. O trabalho em grupo na educação infantil. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61674>. Acesso em: 23/12/2024 00:49
ESSA PESQUISA DISCUTE A IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO EM GRUPO, BASEADO NA METODOLOGIA DEFENDIDA POR RACHEL LOTAN, PROFESSORA DA UNIVERSIDADE DE STANFORD, NOS ESTADOS UNIDOS. TAL METODOLOGIA, NO BRASIL DENOMINADA COMO PED (PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO DOCENTE), É COMUMENTE UTILIZADA NO ENSINO SUPERIOR, MÉDIO OU, ATÉ MESMO, NO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS NENHUM OU POUCOS SÃO OS RELATOS DE SEU USO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ASSIM, O OBJETIVO É FAZER UMA BREVE EXPOSIÇÃO DE COMO TEM SIDO O USO DAS ESTRATÉGIAS DO TRABALHO EM GRUPO EM UMA TURMA DO PRÉ II DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DURANTE O ANO LETIVO DE 2019. O PED VISA A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EQUITATIVOS ONDE TODOS OS ENVOLVIDOS SÃO PARTE ATIVA E RESPONSÁVEL PELO PRÓPRIO APRENDIZADO. OS MEMBROS DO GRUPO RECEBEM FUNÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS E HÁ REGRAS QUE DIRECIONAM O TRABALHO ENQUANTO O PROFESSOR GUIA TODO O PROCESSO. NA TURMA EM QUESTÃO, PERCEBEM-SE ALGUNS OBSTÁCULOS DEVIDO À FAIXA ETÁRIA, MAS UM GRANDE PROGRESSO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DEVIDO À PRÁTICA DO TRABALHO EM GRUPO.