Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: INTERFACES PARA UMA ARTICULAÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO., CURRÍCULO ESCOLAR., ARTICULAÇÃO EPISTEMOLÓGICA. Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59753
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 907
    "inscrito_id" => 1812
    "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: INTERFACES PARA UMA ARTICULAÇÃO EPISTEMOLÓGICA"
    "resumo" => "ESTE RESUMO SE QUALIFICA COMO UMA ABORDAGEM TEÓRICA RELACIONADA À PROBLEMÁTICA QUE ENVOLVE OS DEBATES SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR. SEU PROPÓSITO É ABORDAR AS DIFICULDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO NO AMBIENTE EXTRAESCOLAR E O SABER TEÓRICO EDIFICADO NO CONTEXTO ESCOLAR. A PRINCIPAL INQUIETAÇÃO DESTE ENSAIO É QUESTIONAR QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESCOLAS RIBEIRINHAS PARA POSSIBILITAR UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO PRÁTICO CONSTRUÍDO NO ÂMBITO DAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E O CONHECIMENTO TEÓRICO ARQUITETADO NO ESPAÇO ESCOLAR? AS PONDERAÇÕES APRESENTADAS POSSUEM COMO BASE UM PROCESSO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO. TRÊS ASPECTOS SÃO CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS NO SENTIDO DE AMPLIAR OS DEBATES SOBRE O TEMA EM PAUTA. A DISSOCIABILIDADE, A HOMOGENEIZAÇÃO DOS SABERES DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS E AS DIFICULDADES DE REALIZAR A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ENTRE SABERES QUE CIRCUNDAM A VIDA DO ALUNO RIBEIRINHO. ESTE TRABALHO É UMA PROPOSTA COM PRETENSÃO DE CONTRIBUIR COM AS INDAGAÇÕES REFERENTES AO ASSUNTO, TODAVIA NÃO TEM O INTUITO DE ESGOTAR AS ANÁLISES REFERENTES A QUESTÃO, HAJA VISTA A COMPLEXIDADE DE FATORES QUE ENVOLVEM ESSES DEBATES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., CURRÍCULO ESCOLAR., ARTICULAÇÃO EPISTEMOLÓGICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID1812_04082019192110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MIGUEL DA SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL"
    "autor_email" => "fmiguelssbv@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59753
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 907
    "inscrito_id" => 1812
    "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO RIBEIRINHA: INTERFACES PARA UMA ARTICULAÇÃO EPISTEMOLÓGICA"
    "resumo" => "ESTE RESUMO SE QUALIFICA COMO UMA ABORDAGEM TEÓRICA RELACIONADA À PROBLEMÁTICA QUE ENVOLVE OS DEBATES SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR. SEU PROPÓSITO É ABORDAR AS DIFICULDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO NO AMBIENTE EXTRAESCOLAR E O SABER TEÓRICO EDIFICADO NO CONTEXTO ESCOLAR. A PRINCIPAL INQUIETAÇÃO DESTE ENSAIO É QUESTIONAR QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESCOLAS RIBEIRINHAS PARA POSSIBILITAR UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO PRÁTICO CONSTRUÍDO NO ÂMBITO DAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E O CONHECIMENTO TEÓRICO ARQUITETADO NO ESPAÇO ESCOLAR? AS PONDERAÇÕES APRESENTADAS POSSUEM COMO BASE UM PROCESSO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO. TRÊS ASPECTOS SÃO CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS NO SENTIDO DE AMPLIAR OS DEBATES SOBRE O TEMA EM PAUTA. A DISSOCIABILIDADE, A HOMOGENEIZAÇÃO DOS SABERES DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS E AS DIFICULDADES DE REALIZAR A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ENTRE SABERES QUE CIRCUNDAM A VIDA DO ALUNO RIBEIRINHO. ESTE TRABALHO É UMA PROPOSTA COM PRETENSÃO DE CONTRIBUIR COM AS INDAGAÇÕES REFERENTES AO ASSUNTO, TODAVIA NÃO TEM O INTUITO DE ESGOTAR AS ANÁLISES REFERENTES A QUESTÃO, HAJA VISTA A COMPLEXIDADE DE FATORES QUE ENVOLVEM ESSES DEBATES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., CURRÍCULO ESCOLAR., ARTICULAÇÃO EPISTEMOLÓGICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID1812_04082019192110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MIGUEL DA SILVA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL"
    "autor_email" => "fmiguelssbv@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE RESUMO SE QUALIFICA COMO UMA ABORDAGEM TEÓRICA RELACIONADA À PROBLEMÁTICA QUE ENVOLVE OS DEBATES SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR. SEU PROPÓSITO É ABORDAR AS DIFICULDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE O SABER PRÁTICO CONSTRUÍDO NO AMBIENTE EXTRAESCOLAR E O SABER TEÓRICO EDIFICADO NO CONTEXTO ESCOLAR. A PRINCIPAL INQUIETAÇÃO DESTE ENSAIO É QUESTIONAR QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ESCOLAS RIBEIRINHAS PARA POSSIBILITAR UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO PRÁTICO CONSTRUÍDO NO ÂMBITO DAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E O CONHECIMENTO TEÓRICO ARQUITETADO NO ESPAÇO ESCOLAR? AS PONDERAÇÕES APRESENTADAS POSSUEM COMO BASE UM PROCESSO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO. TRÊS ASPECTOS SÃO CONSIDERADOS FUNDAMENTAIS NO SENTIDO DE AMPLIAR OS DEBATES SOBRE O TEMA EM PAUTA. A DISSOCIABILIDADE, A HOMOGENEIZAÇÃO DOS SABERES DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS E AS DIFICULDADES DE REALIZAR A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ENTRE SABERES QUE CIRCUNDAM A VIDA DO ALUNO RIBEIRINHO. ESTE TRABALHO É UMA PROPOSTA COM PRETENSÃO DE CONTRIBUIR COM AS INDAGAÇÕES REFERENTES AO ASSUNTO, TODAVIA NÃO TEM O INTUITO DE ESGOTAR AS ANÁLISES REFERENTES A QUESTÃO, HAJA VISTA A COMPLEXIDADE DE FATORES QUE ENVOLVEM ESSES DEBATES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.