ESTA PROPOSTA TRATA DE UMA PESQUISA AINDA EM ANDAMENTO NO MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - PROFSOCIO/ASSOCIADA CDSA/UFCG. A INTENÇÃO DESTE TRABALHO É ANALISAR A FORMAÇÃO INICIAL, A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PROFISSIONAL E O DECLÍNIO DAS CONDIÇÕES LABORAIS (PRECARIZAÇÃO) DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE SERTÂNIA/PE, PRINCIPALMENTE O DE SOCIOLOGIA, ONDE O APROFUNDAMENTO DO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO VAI ORIGINAR O QUE VAMOS CHAMAR DE “PROFESSORARIZAÇÃO”, OU SEJA, A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE SOMADA À DESPROFISSIONALIZAÇÃO, FLEXIBILIZAÇÃO E ADOECIMENTO DOS MESMOS. APÓS UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO DESSA DISCIPLINA EM NOSSO SISTEMA DE ENSINO, SÃO UTILIZADOS OS CONCEITOS DE PROFISSÃO E DO PROCESSO DE PROFESSORARIZAÇÃO PARA CIRCUNSCREVER O CAMPO DA SOCIOLOGIA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DO SERTÂNIA/PE. PARA DEMONSTRAR O DESAFIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA DIANTE DA PROFESSORARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO, EM PARTICULAR DE SERTÂNIA, E SUAS POSSÍVEIS INTERFERÊNCIAS NA QUALIDADE DE ENSINO DE SOCIOLOGIA, VAMOS HISTORICIZAR O PROCESSO DE PROFESSORARIZAÇÃO NO BRASIL E EM PERNAMBUCO, FAZENDO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, UM LINK COM A QUALIDADE DE ENSINO E DE TRABALHO DOS DOCENTES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DE SERTÂNIA EM PERNAMBUCO.