CONTRIBUIÇÕES DO PRP EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: DESMISTIFICAÇÃO DA ÁFRICA NUMA ABORDAGEM SOBRE OS PAÍSES CABO VERDE, GUINÉ-BISSAU E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59710 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5036 "inscrito_id" => 10535 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PRP EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: DESMISTIFICAÇÃO DA ÁFRICA NUMA ABORDAGEM SOBRE OS PAÍSES CABO VERDE, GUINÉ-BISSAU E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE" "resumo" => "DIANTE DE TANTA IGNORÂNCIA QUANTO AO CONTINENTE AFRICANO, UM GRUPO DE BOLSISTAS DA UNILAB DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO BIOLOGIA/QUÍMICA, QUE ATUAM NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CAMILO BRASILIENSE REALIZARAM, NA ESCOLA CAMPO, UMAS ATIVIDADES INTITULADA: “UM OLHAR PARA A ÁFRICA” DE MODO A INFORMAR E DESCONSTRUIR ALGUNS PRECONCEITOS SOBRE O CONTINENTE, DE UMA MANEIRA DIDÁTICA E DINÂMICA, POR PALESTRAS; OFICINAS DE DANÇAS, TURBANTE E TRANÇAS AFRICANA; APRESENTAÇÕES CULTURAIS; DEMONSTRAÇÕES DE CULINÁRIA E DEGUSTAÇÃO. APÓS ALGUNS DIAS ATIVIDADES, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS, DE MODO A SABEREM QUAL FOI O NÍVEL O APROVEITAMENTO DELES, CONTENDO TRÊS PERGUNTAS: 1. DAS ATIVIDADES DA SEMANA D’ÁFRICA O QUE TE CHAMOU MAIS ATENÇÃO? 2. ÁFRICA, É UM PAÍS OU UM CONTINENTE? 3. O QUE VOCÊ ESPERAVA QUE FOSSE FEITO OU FALADO DURANTE AS ATIVIDADES, QUE NÃO FOI FEITO? DIVIDIU-SE AS RESPOSTAS POR SÉRIES, E NA PRIMEIRA SÉRIE, A MAIORIA RESPONDEU QUE O QUE LHES CHAMOU MAIS ATENÇÃO, FORAM AS COMIDAS E AS DANÇAS. QUANTO A SEGUNDA QUESTÃO, 100% RESPONDERAM QUE ÁFRICA É UM “CONTINENTE”, IGUALMENTE AOS DA SEGUNDA E TERCEIRA SÉRIE, E TENDO EM CONTA A ÚLTIMA QUESTÃO, 95% AFIRMARAM QUE “TUDO FOI FEITO E FALADO” E 5%, RESPONDEU “NADA”, TAL COMO NA SEGUNDA E TERCEIRA SÉRIE. ENQUANTO QUE NA SEGUNDA SÉRIE, A MAIORIA RESPONDEU COMIDA, DANÇA E DESENHO E À TERCEIRA QUESTÃO, A MAIORIA RESPONDEU QUE “TUDO FOI FEITO E FALADO” E QUE “NÃO ESPERAVA NADA”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ÁFRICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EEM CAMILO BRASILIENSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID10535_30092019163406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍLVIA MONTEIRO DE ASSUNÇÃO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "SÍLVIA CARVALHO" "autor_email" => "silviacarvalho747@gmail.c" "autor_ies" => "UNILAB- UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59710 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5036 "inscrito_id" => 10535 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PRP EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: DESMISTIFICAÇÃO DA ÁFRICA NUMA ABORDAGEM SOBRE OS PAÍSES CABO VERDE, GUINÉ-BISSAU E SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE" "resumo" => "DIANTE DE TANTA IGNORÂNCIA QUANTO AO CONTINENTE AFRICANO, UM GRUPO DE BOLSISTAS DA UNILAB DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO BIOLOGIA/QUÍMICA, QUE ATUAM NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CAMILO BRASILIENSE REALIZARAM, NA ESCOLA CAMPO, UMAS ATIVIDADES INTITULADA: “UM OLHAR PARA A ÁFRICA” DE MODO A INFORMAR E DESCONSTRUIR ALGUNS PRECONCEITOS SOBRE O CONTINENTE, DE UMA MANEIRA DIDÁTICA E DINÂMICA, POR PALESTRAS; OFICINAS DE DANÇAS, TURBANTE E TRANÇAS AFRICANA; APRESENTAÇÕES CULTURAIS; DEMONSTRAÇÕES DE CULINÁRIA E DEGUSTAÇÃO. APÓS ALGUNS DIAS ATIVIDADES, APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS, DE MODO A SABEREM QUAL FOI O NÍVEL O APROVEITAMENTO DELES, CONTENDO TRÊS PERGUNTAS: 1. DAS ATIVIDADES DA SEMANA D’ÁFRICA O QUE TE CHAMOU MAIS ATENÇÃO? 2. ÁFRICA, É UM PAÍS OU UM CONTINENTE? 3. O QUE VOCÊ ESPERAVA QUE FOSSE FEITO OU FALADO DURANTE AS ATIVIDADES, QUE NÃO FOI FEITO? DIVIDIU-SE AS RESPOSTAS POR SÉRIES, E NA PRIMEIRA SÉRIE, A MAIORIA RESPONDEU QUE O QUE LHES CHAMOU MAIS ATENÇÃO, FORAM AS COMIDAS E AS DANÇAS. QUANTO A SEGUNDA QUESTÃO, 100% RESPONDERAM QUE ÁFRICA É UM “CONTINENTE”, IGUALMENTE AOS DA SEGUNDA E TERCEIRA SÉRIE, E TENDO EM CONTA A ÚLTIMA QUESTÃO, 95% AFIRMARAM QUE “TUDO FOI FEITO E FALADO” E 5%, RESPONDEU “NADA”, TAL COMO NA SEGUNDA E TERCEIRA SÉRIE. ENQUANTO QUE NA SEGUNDA SÉRIE, A MAIORIA RESPONDEU COMIDA, DANÇA E DESENHO E À TERCEIRA QUESTÃO, A MAIORIA RESPONDEU QUE “TUDO FOI FEITO E FALADO” E QUE “NÃO ESPERAVA NADA”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "ÁFRICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EEM CAMILO BRASILIENSE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID10535_30092019163406.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍLVIA MONTEIRO DE ASSUNÇÃO CARVALHO" "autor_nome_curto" => "SÍLVIA CARVALHO" "autor_email" => "silviacarvalho747@gmail.c" "autor_ies" => "UNILAB- UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }