Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: REFLEXÕES SOBRE O PERFIL DAS FAMÍLIAS E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS.

Palavra-chaves: CRIANÇAS, FAMÍLIAS, , EDUCAÇÃO INFANTIL, BENEFÍCIO SOCIAL, BENEFÍCIO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO ESTE TRABALHO VISA A DESCREVER E REFLETIR SOBRE O PERFIL DAS FAMÍLIAS E IMPLICAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL – PARCIAL (CECI), DA DIVISÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E COMPLEMENTAR (DEDIC), DA DIRETORIA EXECUTIVA DE ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO (DEEPU), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS QUE HÁ 30 ANOS ATENDE BEBÊS E CRIANÇAS FILHOS E FILHAS DE FUNCIONÁRIOS DA UNICAMP, DA FUNDAÇÃO E DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO. EMBORA O CECI, COMO AS DEMAIS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS VENHA PASSANDO POR PROCESSO DE REFORMULAÇÃO, MOMENTO NO QUAL VEM SE REDESENHANDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DEFRONTA-SE COM O FATO DE ESTAR DIRETAMENTE ATRELADA A UM SETOR ESSENCIAL DA UNICAMP – A ÁREA DA SAÚDE, ACRESCIDA AO FATO DE AS PROFISSIONAIS SEREM ENQUADRADAS COMO DE APOIO AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - PAEPE, TENDO COMO EIXO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. NO TOTAL DAS 04 UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS DE CAMPINAS, O ATENDIMENTO CHEGA A MAIS DE 750 CRIANÇAS, COM PREVISÃO DE ENTRADA NOS PRÓXIMOS TRIMESTRES PARA QUASE 800 CRIANÇAS, DENTRE OS QUAIS MAIS DE 40% DO TOTAL É DE FILHOS VINCULADOS À RESPECTIVA ÁREA. NO CECI PARCIAL CRIANÇAS VINCULADAS ÀS FAMÍLIAS DE ÁREAS ESSENCIAIS CHEGAM A REPRESENTAR APROXIMADAMENTE 40% (MAIS DE 156 MATRÍCULAS) E NO PRODECAD 46% (300 MATRÍCULAS). TRATA-SE, PORTANTO, DE AFERIR QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONSTRUÇÃO NA UNICAMP IMPLICA UM DIREITO DA FAMÍLIA, VIA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA, BEM COMO UM DIREITO DE BEBÊS E CRIANÇAS, INCLUINDO ESSA ESPECIFICIDADE DO SERVIÇO ESSENCIAL (VIDE LEGISLAÇÃO NACIONAL E ESTADUAL – CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, LEI 7783/ 1989, ENTRE OUTROS). ALÉM DESSA DILEMÁTICA, HÁ UMA POTÊNCIA E UM CONJUNTO DE POSSIBILIDADES FORMATIVAS, DE EXPLORAÇÃO E DE APRENDIZAGENS QUE SE AMPLIAM ATRAVÉS DAS PARCERIAS COM DOCENTES, GRADUANDOS E PÓS-GRADUANDOS BRASILEIROS (INCLUINDO COTA INDÍGENA, AFRODESCENDENTES; DEFICIENTES) E ESTRANGEIROS (BENI, HAITI, RÚSSIA, ANGOLA, MOÇAMBIQUE, ALEMANHA, ESTADOS UNIDOS, PERU, BOLÍVIA, ÍNDIA, ETC) DOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, BIOLOGIA, FACULDADE DE EDUCAÇÃO, MEDICINA, ENGENHARIA DE ALIMENTOS, ENTRE OUTROS.

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