O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, DESENVOLVIDA POR HOWARD GARDNER, NA DÉCADA DE 80. GARDNER AFIRMA QUE SOMOS DOTADOS DE MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, NO TOTAL DE SETE, SENDO ESSE NÚMERO ATUALIZADO A UM QUANTITATIVO AINDA MAIOR, POIS O CAMPO DE PESQUISA DESTA TEMÁTICA É AMPLO, CONTEMPORÂNEO E EM CONSTRUÇÃO. AINDA ASSIM, LAMENTAVELMENTE, HÁ UMA COMPREENSÃO E DEMASIADA VALORIZAÇÃO DE QUE SER INTELIGENTE SIGNIFICA APENAS TER HABILIDADES LINGUÍSTICAS E LÓGICO – MATEMÁTICAS. A PESQUISA QUE RESULTOU NESTE TRABALHO É FRUTO DO GRUPO DE PESQUISA INTITULADO “FORMAÇÃO HUMANA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL” - DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA) E FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CARUARU – PE. A NOSSA METODOLOGIA CONSTOU DE 20 HORAS DE OBSERVAÇÃO DE AULAS DADAS POR UMA PROFESSORA DE UMA TURMA DE QUINTO ANO DO FUNDAMENTAL I, DA REDE PÚBLICA DESTE MUNICÍPIO. ALÉM DISTO, REALIZAMOS COM A MESMA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DESEJAMOS CONHECER AS CONCEPÇÕES QUE A PROFESSORA PARTICIPANTE TINHA SOBRE A EXISTÊNCIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NA EDUCAÇÃO E, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE NOSSOS ACHADOS, AO APRESENTARMOS UM RECORTE DE NOSSA ANÁLISE, PODEMOS CONCLUIR QUE ELA ESTIMULAVA A CAPACIDADE DE LIDERANÇA DA ALUNA, COLOCANDO-A PARA DESENVOLVER ATIVIDADES DE ORGANIZAÇÃO JUNTO AOS SEUS COLEGAS DE CLASSE, APESAR DE RECONHECER A DIFICULDADE SIGNIFICATIVA QUE POSSUÍA EM COMPREENDER MATEMÁTICA.