O ARTIGO TRAZ A ANÁLISE TEÓRICA DE DADOS DE UMA PESQUISA QUE TRATA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR E SUA FORMA DE EXPRESSÃO POR MEIO DO BULLYING, DESENVOLVIDA ENTRE OS ALUNOS DO SEXTO ANO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, O OBJETIVO É VERIFICAR SE HÁ INCIDÊNCIA DA PRÁTICA DO BULLYING E COMO ELE SE ESTABELECE NO CONTEXTO DOS ALUNOS. OS PROBLEMAS CONSISTEM EM IDENTIFICAR DE QUE FORMA ESSE FENÔMENO TEM SIDO ABORDADO NA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA, COM QUE FREQUÊNCIA ACONTECE E QUAIS AS ESTRATÉGIAS PROPOSTAS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DESSA INSTITUIÇÃO ESCOLAR VISANDO COMBATÊ-LO. PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO, FOI UTILIZADO O MÉTODO QUANTI-QUALITATIVO, UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA DURANTE A DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA AMAZÔNIA, NO 4º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2019 E UMA PESQUISA DOCUMENTAL. OS INSTRUMENTOS FORAM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES E O VICE¬-DIRETOR; UM QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS; OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E DURANTE O INTERVALO DE RECREIO. O EMBASAMENTO TEÓRICO FOI DESENVOLVIDO PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE ADORNO (1995), BOOTH; AINSCOW (2002), FREIRE (1996), SANTOS (2009), CROCHIK (2016). O RESULTADO INDICA DIFICULDADES POR PARTE DOS PROFESSORES EM CONCEITUAR AS DIVERSAS EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA O QUE COMPROMETE O DIAGNÓSTICO DO BULLYING. APONTA A AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA PEDAGÓGICA E EDUCACIONAL VOLTADA PARA ORIENTAR DE FORMA OBJETIVA OS ALUNOS NÃO APENAS AO QUE ESTÁ RELACIONADO ÀS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O BULLYING COMO TAMBÉM OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA ESTABELECIDAS NA ESCOLA.