VIOLÊNCIA ESCOLAR E A PRÁTICA DO BULLYING ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EA/UFPA)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62981 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4269 "inscrito_id" => 4153 "titulo" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR E A PRÁTICA DO BULLYING ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EA/UFPA)" "resumo" => "O ARTIGO TRAZ A ANÁLISE TEÓRICA DE DADOS DE UMA PESQUISA QUE TRATA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR E SUA FORMA DE EXPRESSÃO POR MEIO DO BULLYING, DESENVOLVIDA ENTRE OS ALUNOS DO SEXTO ANO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, O OBJETIVO É VERIFICAR SE HÁ INCIDÊNCIA DA PRÁTICA DO BULLYING E COMO ELE SE ESTABELECE NO CONTEXTO DOS ALUNOS. OS PROBLEMAS CONSISTEM EM IDENTIFICAR DE QUE FORMA ESSE FENÔMENO TEM SIDO ABORDADO NA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA, COM QUE FREQUÊNCIA ACONTECE E QUAIS AS ESTRATÉGIAS PROPOSTAS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DESSA INSTITUIÇÃO ESCOLAR VISANDO COMBATÊ-LO. PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO, FOI UTILIZADO O MÉTODO QUANTI-QUALITATIVO, UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA DURANTE A DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA AMAZÔNIA, NO 4º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2019 E UMA PESQUISA DOCUMENTAL. OS INSTRUMENTOS FORAM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES E O VICE¬-DIRETOR; UM QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS; OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E DURANTE O INTERVALO DE RECREIO. O EMBASAMENTO TEÓRICO FOI DESENVOLVIDO PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE ADORNO (1995), BOOTH; AINSCOW (2002), FREIRE (1996), SANTOS (2009), CROCHIK (2016). O RESULTADO INDICA DIFICULDADES POR PARTE DOS PROFESSORES EM CONCEITUAR AS DIVERSAS EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA O QUE COMPROMETE O DIAGNÓSTICO DO BULLYING. APONTA A AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA PEDAGÓGICA E EDUCACIONAL VOLTADA PARA ORIENTAR DE FORMA OBJETIVA OS ALUNOS NÃO APENAS AO QUE ESTÁ RELACIONADO ÀS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O BULLYING COMO TAMBÉM OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA ESTABELECIDAS NA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR, BULLYING, APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID4153_08102019133202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS" "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62981 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4269 "inscrito_id" => 4153 "titulo" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR E A PRÁTICA DO BULLYING ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (EA/UFPA)" "resumo" => "O ARTIGO TRAZ A ANÁLISE TEÓRICA DE DADOS DE UMA PESQUISA QUE TRATA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR E SUA FORMA DE EXPRESSÃO POR MEIO DO BULLYING, DESENVOLVIDA ENTRE OS ALUNOS DO SEXTO ANO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, O OBJETIVO É VERIFICAR SE HÁ INCIDÊNCIA DA PRÁTICA DO BULLYING E COMO ELE SE ESTABELECE NO CONTEXTO DOS ALUNOS. OS PROBLEMAS CONSISTEM EM IDENTIFICAR DE QUE FORMA ESSE FENÔMENO TEM SIDO ABORDADO NA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA, COM QUE FREQUÊNCIA ACONTECE E QUAIS AS ESTRATÉGIAS PROPOSTAS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DESSA INSTITUIÇÃO ESCOLAR VISANDO COMBATÊ-LO. PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO, FOI UTILIZADO O MÉTODO QUANTI-QUALITATIVO, UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA DURANTE A DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA AMAZÔNIA, NO 4º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2019 E UMA PESQUISA DOCUMENTAL. OS INSTRUMENTOS FORAM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, PROFESSORES E O VICE¬-DIRETOR; UM QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS; OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E DURANTE O INTERVALO DE RECREIO. O EMBASAMENTO TEÓRICO FOI DESENVOLVIDO PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE ADORNO (1995), BOOTH; AINSCOW (2002), FREIRE (1996), SANTOS (2009), CROCHIK (2016). O RESULTADO INDICA DIFICULDADES POR PARTE DOS PROFESSORES EM CONCEITUAR AS DIVERSAS EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA O QUE COMPROMETE O DIAGNÓSTICO DO BULLYING. APONTA A AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA PEDAGÓGICA E EDUCACIONAL VOLTADA PARA ORIENTAR DE FORMA OBJETIVA OS ALUNOS NÃO APENAS AO QUE ESTÁ RELACIONADO ÀS QUESTÕES QUE ENVOLVEM O BULLYING COMO TAMBÉM OUTRAS FORMAS DE VIOLÊNCIA ESTABELECIDAS NA ESCOLA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR, BULLYING, APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID4153_08102019133202.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO TADEU CORRÊA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "LUCIANO MEDEIROS" "autor_email" => "lucianomedeiros2602@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }