NAS ÚLTIMAS DÉCADAS TEM SIDO NOTÁVEL A EXPANSÃO E BUSCA POR ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PORÉM, ESTE PROCESSO NÃO CONSEGUE EVOLUIR QUANDOSE DIRECIONA TODA A RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. A FAMÍLIA COMO CITADA NA PESQUISA É UMA INSTITUIÇÃO QUE POSSUI UM PAPEL ESSENCIAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS SEUS FILHOS, EM ESPECIAL SE TRATANDO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. É OBJETIVO GERAL DESSA PESQUISA INVESTIGAR COMO OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO FAMILIAR ACREDITAM NA MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. SÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS INVESTIGAR O QUE OS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO FAMILIAR DA CRIANÇA ENTENDEM SOBRE LUDICIDADE, O QUE A MÚSICA OU INSTRUMENTO MUSICAL REPRESENTA PARA ESTESE DE QUE FORMA ESSES RESPONSÁVEIS PARTICIPAM DA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS. PARA ISTO, DIVIDIMOS A PESQUISA EM DOIS MOMENTOS, SENDO O PRIMEIRO UMA REVISÃO DA LITERATURA E O SEGUNDO NA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO FAMILIAR DAS CRIANÇAS.