ESTE TRABALHO PRETENDE RELATAR E ANALISAR A EXPERIÊNCIA DOCENTE DE UM LICENCIANDO EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, NO CUMPRIMENTO DE SEU ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (NEI/CAP) NUMA TURMA DE 3° ANO, COM 23 CRIANÇAS, CUJO TEMA DE PESQUISA ERA “GUERRAS E REVOLUÇÕES”. O TRABALHO DE INTERVENÇÃO SE APROPRIOU DO MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA POR DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004) JUNTO DA CONCEPÇÃO DE TEXTUALIDADE COMO EIXO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ANTUNES (2009) E CONCEPÇÃO DE GÊNERO DO DISCURSO DE BAKHTIN (2011) E SANTOS (2007), ALÉM DE FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (RIOLFI, 2009) E (KAUFMAN, 1995). O PROJETO DESENVOLVIDO CONSIDEROU OS ESTUDOS DAS CRIANÇAS DA TURMA E SE ARTICULOU COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO TEMA DE PESQUISA, RESULTANDO NA ESCOLHA DO ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL BIOGRAFIA, RELACIONADO À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E AS SUAS RELAÇÕES ENQUANTO TEXTO E FUNÇÃO SOCIAL. O TRABALHO COM O GÊNERO RENDEU MOMENTOS EXPOSITIVOS, DIALOGAIS, PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS E MOSTRA DE VÍDEO. AO TÉRMINO DA SEQUÊNCIA, OS ESTUDANTES MAIS APROXIMADOS AO GÊNERO E AS HISTÓRIAS E VIDAS DE COLEGAS APRESENTARAM APRIMORAMENTO NA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL E AMADURECERAM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O TEXTO BIOGRÁFICO E SEUS PARÂMETROS NORTEADORES, IMPLÍCITOS EM SUAS PRODUÇÕES.