O PSICOPEDAGOGO CLINICO BUSCA FORMAS DE INTERFERÊNCIAS PARA AVALIAR E INTERVIR NOS PROBLEMAS CAUSADOS PELO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRÁTICA E ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO EM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. NESTE CONTEXTO, APRESENTAREI AQUI ALGUNS ESTUDOS, CONCEITUAÇÕES DE AUTORES E/OU PESQUISADORES DO TDAH, BEM COMO POSSÍVEIS CAUSAS, CARACTERÍSTICAS E ALGUMAS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES. OBSERVANDO A CONDUTA DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO, TRATAMENTO E ENCAMINHAMENTO DA CRIANÇA COM TDAH. TAMBÉM SERÁ DISCUTIDA A QUESTÃO DA INCLUSÃO EM SALAS REGULARES DE ENSINO, ONDE MUITAS VEZES AS CRIANÇAS PORTADORAS DESTE TRANSTORNO SÃO EXCLUÍDAS, POR ACREDITAR QUE SÃO INCAPAZES DE APRENDER, SENDO ROTULADAS DE FORMA NEGATIVA, RESULTANDO NO SEU AUTO ISOLAMENTO, NO DESINTERESSE PELOS ESTUDOS, ANSIEDADE ENTRE OUTROS.
COMO UMAS DAS FORMAS DE INTERVENÇÕES, SERÁ APRESENTADO AS CRIANÇAS QUE TEM O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE BRINCADEIRAS E JOGOS QUE TENHAM REGRAS PROPICIA À CRIANÇA, COMO JOGO DA MEMÓRIA, PINTURA E ARGILA, BLOCOS DE MONTAR, QUEBRA-CABEÇA ENTRE OUTROS. PODENDO USAR MÉTODOS QUE DESENVOLVAM A ESCRITA E INCENTIVO A LEITURA, COMO POR EXEMPLO, ESCREVER E REESCREVER LIVROS E ILUSTRÁ-LOS, ASSIM COMO O TRABALHO CORPORAL, E AS DIFERENTES FORMAS DE DRAMATIZAÇÃO.
A PARTIR DAS INFORMAÇÕES PESQUISADAS, PODE-SE OBSERVAR QUE A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICO PODERÁ SER A LIGAÇÃO PRINCIPAL PARA AJUDAR A CRIANÇA A ALCANÇAR UM MELHOR DESENVOLVIMENTO, POIS O PROFISSIONAL IRA UNIR E TRABALHAR COM A FAMÍLIA E OS ESPECIALISTAS ENVOLVIDOS NO DECORRER DO TRATAMENTO DO TDAH.