O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE FLORIANO-PI, SOBRE OS DESAFIOS PRESENTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. O OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR OS DESAFIOS DOS DOCENTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, DESENVOLVER PROJETOS DE LEITURA NA ESCOLA PESQUISADA E PROPOR PRÁTICAS DIFERENCIADAS PARA O TRABALHO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. A METODOLOGIA APLICADA NESTE TRABALHO CONSTITUI-SE DE UMA REVISÃO LITERÁRIA FUNDAMENTADA EM AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA, E PESQUISA DE CAMPO; A ABORDAGEM FOI A DO TIPO QUALITATIVA CARACTERIZANDO-SE NUMA PESQUISA NARRATIVA; DOS INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS FOI A OBSERVAÇÃO DE COMO SÃO AS PRÁTICAS DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. EMBORA A ALFABETIZAÇÃO TENHA SIDO UM TEMA MUITO DISCUTIDO NOS ÚLTIMOS ANOS, AINDA EXISTEM MUITOS PERCALÇOS; OBSERVOU-SE NA ESCOLA, ONDE DESENVOLVEU-SE A PESQUISA, CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE LER E ESCREVER NO PERÍODO EM QUE JÁ DEVERIAM TER SIDO ALFABETIZADAS E LETRADAS. PORTANTO, É NECESSÁRIO REPENSAR AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS EM SALA DE AULA, PARA QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEJA COM BASE NAS DIFICULDADES QUE A CRIANÇA APRESENTA PARA SE DESENVOLVER PROATIVAMENTE.