O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, COMPREENDER DIANTE DA ATUAL CONJUNTURA COMO ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO O ENSINO DE ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O GRAU DE RELEVÂNCIA DESTA DISCIPLINA DENTRO DO CURRÍCULO, TENDO COMO BASE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA E A IMPORTÂNCIA DESTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE ESTUDO BUSCOU-SE POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA E DOS ESTUDOS DE AUTORES COMO: ANA MAE BARBOSA (2003); FERRAZ (1993); FUSARI (1993) DENTRE OUTROS TEÓRICOS, ALÉM DA LDB 9.394/96 E PCN VOL. 06/97, QUE NOS POSSIBILITOU ENTENDER DE QUE MANEIRA AS EXIGÊNCIAS SOCIAIS INFLUENCIAM SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A OBSERVAÇÃO DIRETA E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM 01 PROFESSOR E 06 ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM. OS RESULTADOS OBTIDOS DIANTE DA PESQUISA MOSTRARAM QUE O ENSINO DE ARTE TEM SIDO TRABALHADO COMO MERO PASSA TEMPO EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS DISCIPLINAS. ASSIM, ACREDITA-SE SER PRECISO PROMOVER INICIATIVAS URGENTES PARA QUE OCORRA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR DENTRO DAS SALAS DE AULA QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DESSES ALUNOS POR MEIO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CONFORME PRECONIZA O CURRÍCULO ESCOLAR.