ESTE TRABALHO APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DISCUTE A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE EMERGÊNCIA DE
CONCEITOS, PINHEIRO (2012), DURANTE O ESTUDO DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU, BASEADO NA TEORIA DA
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL (2000). A METODOLOGIA DA ANÁLISE DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS,
AO SER APLICADA, PERMITE IDENTIFICAR CONCEITOS EMERGENTES; ESTES, SUGEREM COMO AS IDEIAS ESTÃO
ESTRUTURADAS. FOI REALIZADO UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SALVADOR - BA, COM ALUNOS DE 1º ANO
DO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO UMA METODOLOGIA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ASSIM O ALUNO É
ESTIMULADO A REFLETIR SOBRE SUAS IDEIAS, PARA QUE POSSA CONJECTURAR, EXPERIMENTAR E TIRAR SUAS PRÓPRIAS
CONCLUSÕES. OS RECURSOS UTILIZADOS FORAM: OS SOFTWARES GEOGEBRA, TROPES, GEPHI, UM BLOCO DE
ATIVIDADES, LIVROS E COMPUTADOR. A EXPERIÊNCIA FOI ENRIQUECEDORA, IDENTIFICANDO CONHECIMENTOS, AO
ANALISAR O DISCURSO QUE ENVOLVEU OS PARTICIPANTES, DURANTE A (RE)CONSTRUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS.
ESPERA-SE QUE ESTE ESTUDO SEJA A BASE PARA OUTROS, COM O PROPÓSITO DE DAR SIGNIFICADO ÀS FÓRMULAS, REGRAS
E PROCEDIMENTOS REALIZADOS DURANTE O ESTUDO DE FUNÇÕES.