A TEMÁTICA PRINCIPAL DESTE TRABALHO É ABORDAR A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR, FAZENDO USO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO FERRAMENTA PARA SUBSIDIAR ESSA ABORDAGEM. ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR COMO O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA PODE SER UTILIZADO COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PROCURANDO ENFATIZAR A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR O TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO FORMA DE ENFRENTAMENTO AO PROCESSO DE TRANSIÇÃO NUTRICIONAL PRESENTE NA POPULAÇÃO BRASILEIRA, UTILIZANDO-SE DO GUIA ALIMENTAR COMO AUXÍLIO NAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS AULAS. CONCLUIU-SE QUE O AMBIENTE ESCOLAR SE MOSTRA COMO UM LOCAL ESTRATÉGICO PARA AÇÕES CONTÍNUAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL QUE BUSQUEM PROMOVER NOS ALUNOS A ADOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS ATRAVÉS DE AÇÕES LONGITUDINAIS REFLEXIVAS E PRÁTICAS. O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA É UMA FERRAMENTA CAPAZ DE AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM SOBRE A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, NAS AULAS DE BIOLOGIA E DEMAIS DISCIPLINAS ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE.