CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59634 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5329 "inscrito_id" => 7286 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA." "resumo" => "A EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL ENVOLVE TANTO A FAMÍLIA, QUANTO A ESCOLA E O PROFISSIONAL DA SAÚDE. COMO QUALQUER PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD) PODE SER PREJUDICA CASO ESSAS INFORMAÇÕES NÃO SEJAM REPASSADAS DE FORMA ADEQUADA. NESSE SENTIDO É IMPRESCINDÍVEL UM PREPARO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E DA ODONTOLOGIA DESDE A ACADEMIA, DE FORMA QUE ESTEJAM PREPARADOS PARA ORIENTAR PESSOAS COM QUALQUER DEFICIÊNCIA, POSSIBILITANDO MELHOR INCLUSÃO DESTAS NA SOCIEDADE. DE FORMA A AVALIAR A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, BELÉM, NO QUE DIZ RESPEITO A FORMAÇÃO RECEBIDA PARA ATENDER PACIENTES COM DEFICIÊNCIA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM CINCO QUESTÕES FECHADAS SOBRE O TEMA EM FOCO. AS RESPOSTAS INDICARAM UMA FALTA DE SUBSÍDIOS TEÓRICO E PRÁTICO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE. EM SEGUNDO LUGAR, FOCO FOI DADO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA DEFICIENTES VISUAIS NA LITERATURA DE FORMA A AVERIGUAR A POSSIBLIDADE DO PROFESSIONAL APRENDER SOBRE O ATENDIMENTO AO PACIENTE CEGO ‘POR CONTA PRÓPRIA’, ASSIM COMO A QUANTIDADE DE PROJETOS E, POR CONSEGUINTE, DE PUBLICAÇÕES, SOBRE A SAÚDE BUCAL E A DEFICIÊNCIA VISUAL .A BUSCA FOI REALIZADA NAS PLATAFORMAS DE PESQUISA: “GOOGLE ACADÊMICO”, “SCIELO” E “CAPES”, PARA OS PERÍODOS DE 2005/2009, 2010/2014 E 2015/2019, NA LÍNGUA PORTUGUESA. OS RESULTADOS INDICARAM MUITO POUCOS TRABALHOS QUE ATENDEM AMBOS A EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL E A DEFICIÊNCIA VISUAL SENDO QUE, DE MODO GERAL, POUCO SE PUBLICA SOBRE SAÚDE BUCAL, INDEPENDENTE DO PÚBLICO EM FOCO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID7286_02102019224327.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRYANE DE PAULA BARBOSA REIS" "autor_nome_curto" => "ADRYANE REIS" "autor_email" => "dryadepaula@gmail.com" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59634 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5329 "inscrito_id" => 7286 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA." "resumo" => "A EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL ENVOLVE TANTO A FAMÍLIA, QUANTO A ESCOLA E O PROFISSIONAL DA SAÚDE. COMO QUALQUER PROCESSO DE APRENDIZAGEM, A PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD) PODE SER PREJUDICA CASO ESSAS INFORMAÇÕES NÃO SEJAM REPASSADAS DE FORMA ADEQUADA. NESSE SENTIDO É IMPRESCINDÍVEL UM PREPARO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E DA ODONTOLOGIA DESDE A ACADEMIA, DE FORMA QUE ESTEJAM PREPARADOS PARA ORIENTAR PESSOAS COM QUALQUER DEFICIÊNCIA, POSSIBILITANDO MELHOR INCLUSÃO DESTAS NA SOCIEDADE. DE FORMA A AVALIAR A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, BELÉM, NO QUE DIZ RESPEITO A FORMAÇÃO RECEBIDA PARA ATENDER PACIENTES COM DEFICIÊNCIA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM CINCO QUESTÕES FECHADAS SOBRE O TEMA EM FOCO. AS RESPOSTAS INDICARAM UMA FALTA DE SUBSÍDIOS TEÓRICO E PRÁTICO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE. EM SEGUNDO LUGAR, FOCO FOI DADO À EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA DEFICIENTES VISUAIS NA LITERATURA DE FORMA A AVERIGUAR A POSSIBLIDADE DO PROFESSIONAL APRENDER SOBRE O ATENDIMENTO AO PACIENTE CEGO ‘POR CONTA PRÓPRIA’, ASSIM COMO A QUANTIDADE DE PROJETOS E, POR CONSEGUINTE, DE PUBLICAÇÕES, SOBRE A SAÚDE BUCAL E A DEFICIÊNCIA VISUAL .A BUSCA FOI REALIZADA NAS PLATAFORMAS DE PESQUISA: “GOOGLE ACADÊMICO”, “SCIELO” E “CAPES”, PARA OS PERÍODOS DE 2005/2009, 2010/2014 E 2015/2019, NA LÍNGUA PORTUGUESA. OS RESULTADOS INDICARAM MUITO POUCOS TRABALHOS QUE ATENDEM AMBOS A EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL E A DEFICIÊNCIA VISUAL SENDO QUE, DE MODO GERAL, POUCO SE PUBLICA SOBRE SAÚDE BUCAL, INDEPENDENTE DO PÚBLICO EM FOCO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA VISUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID7286_02102019224327.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRYANE DE PAULA BARBOSA REIS" "autor_nome_curto" => "ADRYANE REIS" "autor_email" => "dryadepaula@gmail.com" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }