O TRABALHO VEM SENDO UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA NA VIDA DO SUJEITO, POSSIBILITANDO O SUSTENTO FINANCEIRO, ACESSO AOS BENS DE CONSUMO, DÁ SENTIDO À VIDA HUMANA E PRODUZ UM STATUS SOCIAL PARA AS PESSOAS. QUANDO O TRABALHO NÃO PROPORCIONA TODAS ESSAS MOTIVAÇÕES, ELE PROMOVE ASPECTOS INSATISFATÓRIOS PARA O SUJEITO, DEVIDO A ISTO, O INDIVÍDUO FICA VULNERÁVEL AO DESENVOLVIMENTO DE PATOLOGIAS NO AMBIENTE DE TRABALHO, AFETANDO DIRETAMENTE SUA MOTIVAÇÃO PSÍQUICA PARA COM O TRABALHO. O REFERENTE ARTIGO DESCREVER SOBRE O MUNDO DO TRABALHO E SUAS SIGNIFICAÇÕES, A RELAÇÃO DO HOMEM COM O TRABALHO E O SOFRIMENTO PSÍQUICO, BASEADO NAS IDEIAS DE DEJOURS. EM FOCO, DISSERTA A SÍNDROME DE BURNOUT (SB) EM PROFESSORES, SUA SINTOMATOLOGIA, HISTORICIDADE E OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA O DIAGNÓSTICO, TENDO COMO BASE AS POSTULAÇÕES DE CARLOTTO, CÂMARA E GIL-MONTE. DESCREVE A PROFISSÃO DE DOCÊNCIA, ENTENDO AS REPRESENTAÇÕES DO DOCENTE PARA A SOCIEDADE, AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, OS DESAFIOS EXISTENTES E ALGUMAS ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS AO ENFRENTAMENTO DA SB. A PESQUISA BASEIA-SE EM UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIO. TENDO POR OBJETIVO O LEVANTAMENTO E DISCUSSÃO AOS FATORES DE RISCOS E AS CONSEQUÊNCIAS DA SB NA PROFISSÃO DE DOCÊNCIA. NOS FATORES DE RISCO FORAM ENCONTRADOS DETERMINANTES INDIVIDUAIS E AMBIENTAIS. AS CONSEQUÊNCIAS FORAM CLASSIFICADAS EM CINCO DIMENSÕES: AFETIVA, COGNITIVA, FÍSICA, COMPORTAMENTAL E SOCIAL. POR FIM, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DA PROFISSÃO PARA A SOCIEDADE, POIS É ATRAVÉS DESTA QUE TEMOS ACESSO AO SABER E APRENDER DE NOVOS CONHECIMENTOS.