O HOMEM COMO UM SER BIOPSICOSSOCIAL, TORNA-SE APTO A APRENDER, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. NESSA PERSPECTIVA, É NECESSÁRIO QUE HAJA A OPORTUNIDADE DE VIVÊNCIAS DISTINTAS, QUE POSSIBILITEM A ABERTURA DE UM LEQUE DIVERSIFICADO DE CONHECIMENTO QUE VISA O PROGRESSO PESSOAL E SOCIAL DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER O PERCURSO DAS OFICINAS DE PSICOLOGIA DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES DE PSICOLOGIA JUNTO A ALUNOS DA EJA. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO FUNDAMENTO A TEORIA SÓCIO HISTÓRICA, CUJO PRINCIPAL REPRESENTANTE ESTÁ LEV VYGOTSKY EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR DE PAULO FREIRE. ENTENDE-SE AQUI, O HOMEM COMO UM SER DIALÉTICO, AUTOR DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E EM CONSTANTE PROCESSO DE FORMAÇÃO. FORAM REALIZADAS CINCO OBSERVAÇÕES NO INTUITO DE CONHECER A DEMANDA DO PERFIL A SER TRABALHADO E QUATRO OFICINAS COM AS SEGUINTES TEMÁTICAS: VALORIZAÇÃO DO EU; PROTAGONISMO DA VIDA; PLANEJAMENTO DE VIDA E EDUCACIONAL; E MOTIVAÇÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN, COM 12 PARTICIPANTES EM CADA OFICINA COM IDADE VARIANDO DE 15 A 48 ANOS, SENDO 04 MULHERES E 08 HOMENS. ATRAVÉS DO RELATO DOS PARTICIPANTES, TORNOU-SE PERCEPTÍVEL A MELHORA DA CAPACIDADE REFLEXIVA DESTES, ALÉM DA NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE EM LUGAR DE FALA. AO FINAL DAS ATIVIDADES PÔDE-SE OBSERVAR CARÊNCIA PSICOSSOCIAL DOS ALUNOS DA EJA, BEM COMO A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR QUESTÕES QUE VÃO ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA COMO MODOS DE SUPERAR A CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE VIVENCIADA.