Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EJA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60755
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5743
    "inscrito_id" => 14155
    "titulo" => "IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O HOMEM COMO UM SER BIOPSICOSSOCIAL, TORNA-SE APTO A APRENDER, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. NESSA PERSPECTIVA, É NECESSÁRIO QUE HAJA A OPORTUNIDADE DE VIVÊNCIAS DISTINTAS, QUE POSSIBILITEM A ABERTURA DE UM LEQUE DIVERSIFICADO DE CONHECIMENTO QUE VISA O PROGRESSO PESSOAL E SOCIAL DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER O PERCURSO DAS OFICINAS DE PSICOLOGIA DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES DE PSICOLOGIA JUNTO A ALUNOS DA EJA. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO FUNDAMENTO A TEORIA SÓCIO HISTÓRICA, CUJO PRINCIPAL REPRESENTANTE ESTÁ LEV VYGOTSKY EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR DE PAULO FREIRE. ENTENDE-SE AQUI, O HOMEM COMO UM SER DIALÉTICO, AUTOR DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E EM CONSTANTE PROCESSO DE FORMAÇÃO. FORAM REALIZADAS CINCO OBSERVAÇÕES NO INTUITO DE CONHECER A DEMANDA DO PERFIL A SER TRABALHADO E QUATRO OFICINAS COM AS SEGUINTES TEMÁTICAS: VALORIZAÇÃO DO EU; PROTAGONISMO DA VIDA; PLANEJAMENTO DE VIDA E EDUCACIONAL; E MOTIVAÇÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN, COM 12 PARTICIPANTES EM CADA OFICINA COM IDADE VARIANDO DE 15 A 48 ANOS, SENDO 04 MULHERES E 08 HOMENS. ATRAVÉS DO RELATO DOS PARTICIPANTES, TORNOU-SE PERCEPTÍVEL A MELHORA DA CAPACIDADE REFLEXIVA DESTES, ALÉM DA NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE EM LUGAR DE FALA. AO FINAL DAS ATIVIDADES PÔDE-SE OBSERVAR CARÊNCIA PSICOSSOCIAL DOS ALUNOS DA EJA, BEM COMO A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR QUESTÕES QUE VÃO ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA COMO MODOS DE SUPERAR A CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE VIVENCIADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID14155_03102019212916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MAYCCON PASSOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAYCCON COSTA"
    "autor_email" => "mayccon@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60755
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5743
    "inscrito_id" => 14155
    "titulo" => "IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O HOMEM COMO UM SER BIOPSICOSSOCIAL, TORNA-SE APTO A APRENDER, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. NESSA PERSPECTIVA, É NECESSÁRIO QUE HAJA A OPORTUNIDADE DE VIVÊNCIAS DISTINTAS, QUE POSSIBILITEM A ABERTURA DE UM LEQUE DIVERSIFICADO DE CONHECIMENTO QUE VISA O PROGRESSO PESSOAL E SOCIAL DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER O PERCURSO DAS OFICINAS DE PSICOLOGIA DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES DE PSICOLOGIA JUNTO A ALUNOS DA EJA. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO FUNDAMENTO A TEORIA SÓCIO HISTÓRICA, CUJO PRINCIPAL REPRESENTANTE ESTÁ LEV VYGOTSKY EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR DE PAULO FREIRE. ENTENDE-SE AQUI, O HOMEM COMO UM SER DIALÉTICO, AUTOR DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E EM CONSTANTE PROCESSO DE FORMAÇÃO. FORAM REALIZADAS CINCO OBSERVAÇÕES NO INTUITO DE CONHECER A DEMANDA DO PERFIL A SER TRABALHADO E QUATRO OFICINAS COM AS SEGUINTES TEMÁTICAS: VALORIZAÇÃO DO EU; PROTAGONISMO DA VIDA; PLANEJAMENTO DE VIDA E EDUCACIONAL; E MOTIVAÇÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN, COM 12 PARTICIPANTES EM CADA OFICINA COM IDADE VARIANDO DE 15 A 48 ANOS, SENDO 04 MULHERES E 08 HOMENS. ATRAVÉS DO RELATO DOS PARTICIPANTES, TORNOU-SE PERCEPTÍVEL A MELHORA DA CAPACIDADE REFLEXIVA DESTES, ALÉM DA NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE EM LUGAR DE FALA. AO FINAL DAS ATIVIDADES PÔDE-SE OBSERVAR CARÊNCIA PSICOSSOCIAL DOS ALUNOS DA EJA, BEM COMO A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR QUESTÕES QUE VÃO ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA COMO MODOS DE SUPERAR A CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE VIVENCIADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, RELATO DE EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID14155_03102019212916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO MAYCCON PASSOS COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAYCCON COSTA"
    "autor_email" => "mayccon@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O HOMEM COMO UM SER BIOPSICOSSOCIAL, TORNA-SE APTO A APRENDER, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. NESSA PERSPECTIVA, É NECESSÁRIO QUE HAJA A OPORTUNIDADE DE VIVÊNCIAS DISTINTAS, QUE POSSIBILITEM A ABERTURA DE UM LEQUE DIVERSIFICADO DE CONHECIMENTO QUE VISA O PROGRESSO PESSOAL E SOCIAL DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER O PERCURSO DAS OFICINAS DE PSICOLOGIA DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES DE PSICOLOGIA JUNTO A ALUNOS DA EJA. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO FUNDAMENTO A TEORIA SÓCIO HISTÓRICA, CUJO PRINCIPAL REPRESENTANTE ESTÁ LEV VYGOTSKY EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO POPULAR DE PAULO FREIRE. ENTENDE-SE AQUI, O HOMEM COMO UM SER DIALÉTICO, AUTOR DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E EM CONSTANTE PROCESSO DE FORMAÇÃO. FORAM REALIZADAS CINCO OBSERVAÇÕES NO INTUITO DE CONHECER A DEMANDA DO PERFIL A SER TRABALHADO E QUATRO OFICINAS COM AS SEGUINTES TEMÁTICAS: VALORIZAÇÃO DO EU; PROTAGONISMO DA VIDA; PLANEJAMENTO DE VIDA E EDUCACIONAL; E MOTIVAÇÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN, COM 12 PARTICIPANTES EM CADA OFICINA COM IDADE VARIANDO DE 15 A 48 ANOS, SENDO 04 MULHERES E 08 HOMENS. ATRAVÉS DO RELATO DOS PARTICIPANTES, TORNOU-SE PERCEPTÍVEL A MELHORA DA CAPACIDADE REFLEXIVA DESTES, ALÉM DA NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE EM LUGAR DE FALA. AO FINAL DAS ATIVIDADES PÔDE-SE OBSERVAR CARÊNCIA PSICOSSOCIAL DOS ALUNOS DA EJA, BEM COMO A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR QUESTÕES QUE VÃO ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA COMO MODOS DE SUPERAR A CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE VIVENCIADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.