RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIGINADO DE UM PROJETO GESTADO DURANTE A DISCIPLINA DE SAÚDE NA ESCOLA E COMUNIDADE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, E TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR OS SABERES DE ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA EM MACEIÓ-AL SOBRE O DIABETES E O QUE DIZ A LITERATURA CIENTÍFICA. PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES 75 ESTUDANTES DOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENTRE ABRIL E MAIO DE 2018. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS COM ALTERNATIVAS DE RESPOSTAS, ONDE FORAM PROPOSTAS 19 PERGUNTAS SOBRE DIABETES, HÁBITOS ALIMENTARES E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA. OS RESULTADOS OBTIDOS POSSIBILITARAM CONSTATAR QUE AINDA QUE OS ESTUDANTES AFIRMEM SABER O QUE SE PERGUNTAVA, AS RESPOSTAS APRESENTAM DIVERGÊNCIAS ENTRE O QUE ERA AFIRMADO COM A LITERATURA CIENTÍFICA. CONCEPÇÕES ERRÔNEAS SOBRE A DOENÇA. TAIS DISTORÇÕES TAMBÉM SE MANIFESTARAM SOBRE OS DEMAIS TÓPICOS, COMO ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS SAUDÁVEIS.