A DISCUSSÃO A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL É TEMA CARÍSSIMO E MERECE ATENÇÃO, EM RAZÃO DOS REFLEXOS QUE ESSE PROCESSO ACARRETA À SOCIEDADE. PARA NORTEAR ESSE PERCURSO INVESTIGATIVO, IDENTIFICOU-SE COMO PROBLEMA DE PESQUISA A QUESTÃO A SEGUIR: O CONSTRUCTO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO DOCENTE? COM O INTENTO DE ANGARIAR SUBSÍDIOS NESSE SENTIDO, REALIZOU-SE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A APRENDIZAGEM AUTORREGULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM AUTORREGULADA PARA OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. PARA ATINGI-LO BUSCOU-SE APORTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. ALÉM DISSO, A PERTINÊNCIA DESTE ESTUDO ASSENTA-SE NO IMPACTO QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POSSUI DENTRO DO CENÁRIO NACIONAL, POIS, TRATA-SE DE FATOR PRIMORDIAL PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, TEMA QUE RESSOA A TODA SOCIEDADE. DA MESMA FORMA, SUA RELEVÂNCIA ACADÊMICA FUNDA-SE NA OBSERVAÇÃO DE LACUNA INVESTIGATIVA, A PARTIR DA DIMINUTA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM VOLTADA AOS PROFESSORES. COM O INTUITO DE CONTEXTUALIZAR ESSA FORMAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE, REALIZOU-SE ANÁLISE DOS DADOS FORNECIDOS PELO INEP, NO ANO DE 2017, BEM COMO, DISCUSSÕES BASEADAS NO ARCABOUÇO TEÓRICO ALÇADO DURANTE ESTE ESTUDO, QUE TROUXERAM COMO RESULTADOS A POSSIBILIDADE DE INFERIR QUE HÁ RELEVÂNCIA NA VINCULAÇÃO ENTRE A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. POSTO QUE, ESTE CONSTRUCTO TEM POTENCIAL SIGNIFICATIVO PARA AUXILIAR NOS PROCESSOS FORMATIVOS, E, CONSEQUENTEMENTE, INFLUIR NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.